quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Plano Nacional reforça a tese de união do grupo Governista







Apesar de os políticos locais se colocarem “à disposição” para conversar com todos os partidos, os caminhos que as lideranças do Estado estão tomando levam à repetição do palanque nacional nas coligações que serão firmadas no Rio Grande do Norte. Na prática, só as lideranças do PMDB, partido presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo, não estão satisfeitas com essa tendência.


Mesmo Henrique acenando para o rumo governista que o PMDB tomará em 2010, o senador Garibaldi Filho (PMDB), que não se considera aliado de Lula, e as bases eleitorais do parido preferem firmar aliança com DEM e PSDB, apoiando a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo. No entanto, o presidente do partido, um dos mais fervorosos governistas, é quem vai decidir o futuro da legenda no Estado.


Apesar da resistência das bases do PMDB, a possibilidade de aliança é crescente entre os governistas. Os partidos que integram a base aliada do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte estão afinados. As legendas aliadas já confirmaram apoio à candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e se propuseram a firmar aliança local para lançar uma candidatura ao governo que unifique o grupo.


A indefinição na base se dá por causa da possibilidade de o PSB lançar candidatura à presidência da república. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) tem dito que não abre mão de sua candidatura. Caso o projeto do deputado se confirme, a aliança local do da governadora Wilma de Faria (PSB) com os partidos aliados do presidente Lula (PT) ficará impossibilitada, o que não está nos planos da pessebista, que pretende ser candidata ao Senado pelo grupo lulista.


Atualmente, os governistas do Estado possuem quatro pré-candidatos ao governo – o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), o deputado federal João Maia (PR) e o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN).


O PT, representante da composição nacional que une as siglas no estado, está promovendo uma série de encontros com os governadoráveis para cobrar o apoio à Dilma, já confirmado por Carlos Eduardo e João Maia, além de desejado por Iberê, que defende a desistência da candidatura de Ciro Gomes em prol da candidatura petista.


Na próxima sexta-feira, 11, Robinson Faria fecha a série de debates com os petistas. Em um café da manhã, no hotel Maine, em Natal, Robinson vai confirmar apoio a Dilma e debater suas ideias para o Estado. Até agora, os petistas aprovaram todos os governadoráveis. O requisito principal para ter a aprovação do PT é confirmar o voto em Dilma nas eleições de 2010.