terça-feira, 30 de abril de 2013

O cantor Raí diz: "Uma grande dose de música, amor e carinho neste UmarizalFest 10 Anos"



Por Gustavo Costa


Em conversa informal, alguns dias atrás com o cantor Raí (Saia Rodada), eu quis saber sobre a sua expectativa para o UzlFest 2013, que projeto Saia Elétrica traria para a cidade de Umarizal. Primeiro perguntei ao cantor sobre o repertório, ele me disse: “Nós tocaremos o que há de atual hoje na nossa música, que rola nos paredões e etc... tocaremos também, clássicos da música Baiana e MPB”. E o que me surpreendeu foi ele me dizer que também, estão sendo preparadas algumas canções do nosso Rock Nacional. Perguntei, se isso já não era normal em outras micaretas, o cantor me disse: “É claro que eu vou fazer o que já faço lá fora, mais tocar em casa requer algo mais, e eu darei essa dose de música e alegria com o maior prazer...”. Perguntei sobre cachê, ele me respondeu: “Gustavo, isso pra mim torna-se secundário, o que importa mesmo é colocar o Trio naquela avenida em que eu já passei de bicicleta, a pé, em momentos difíceis, e hoje poder mostrar para a minha cidade, o quanto eu me sinto feliz, eu quero ver o povo pulando, se divertindo mesmo, e eu vou esperar o filme que vai passar naquele momento, de uma bela história que venho construindo, junto com os meus amigos, meus familiares, em fim... todos os Raizeiros...”. GC: Tocar na sexta-feira, abrindo a festa, como você avalia isso?. Raí: “Teremos um misto de reações, é claro, um publico ainda não aquecido ao primeiro toque, e outros já embalados, envolvidos no clima que a cidade a tarde, vai estar proporcionando. Sabe Gustavo, eu gostaria de estar essa sexta-feira de UzlFest em casa, num churrasco com os meu amigos que eu já havia programado, mais infelizmente vou estar chegando no fim da tarde de uma serie de shows que faremos na Bahia. Venho com certeza, aquecido pela expectativa...”. GC: Algum recado especial? Raí: “Sim. Um convite para uma grande festa, aonde eu estarei abraçando esta cidade que eu moro e que ela faz morada em mim, aonde eu estarei transbordando muita musica, amor e carinho.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDUÍS RECEBE COMENDA DA COMPANHIA CULTURAL CIRANDUÍS

 Dentro da Programação da segunda noite (27/04) do Escambito Raízes que comemorou os vinte anos da Companhia Cultural Ciranduís e contou com a presença e participação de cerca de aproximadamente duzentas pessoas/artistas de outras cidades nos três dias de sua realização, foram entregues comendas de homenagem e agradecimento a várias pessoas e instituições que contribuíram ao longo desses anos no processo de formação e crescimento da Companhia. 
 
Uma destas foi entregue a Prefeitura Municipal de Janduís, que foi inclusive um dos principais parceiros na realização do evento. Ao recebê-la, a prefeita do município, Lígia Félix, agradeceu e disse de sua satisfação ao receber a comenda que é na verdade um presente para todo o povo de Janduís. A mesma dirigiu ainda suas palavras para as pessoas de outras cidades que vieram participar do evento: “quero dizer vocês que são de fora, que Janduís este ano está renascendo a nossa cultura e que ela vai vigorar não somente por vinte, nem apenas por quatro anos, mas para sempre, porque a nossa Fundação de Cultura é parceira, não só do Ciranduís, mas de todos os grupos e movimentos culturais que têm o nosso total apoio, independente de qualquer coisa (...)”. 
 
A prefeita parabenizou ainda a todos os artistas pela realização do grandioso e bonito evento. De acordo com os organizadores, o Escambito Raízes foi um sucesso: “recebemos 20 grupos que trouxeram 19 espetáculos e uma vivencia. Vamos que vamos, levando arte e cultura por toda parte, nas ruas de Janduís...”
 Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Janduís

Obra da RN-013 diminui ritmo e pode parar por falta de repasses


A obra de duplicação da rodovia RN-013, que liga Mossoró a Tibau, agora caminha a passos lentos e pode até parar. Motivo seria a falta de repasses por parte do Governo do Estado à construtora responsável pelos serviços, no caso a CLC Construtora.

De acordo com informações coletadas pelo Repórter 98, existe uma pendência de cerca de R$ 20 milhões com a empresa, o que estaria dificultado o andamento e continuidade dos serviços.

A duplicação da estrada Mossoró/Tibau foi iniciada em agosto de 2012 e está prevista para ser concluída em 12 meses, segundo informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Para a obra, o Governo do Estado está investindo pouco mais de R$ 38 milhões.

Interessante é que, até pouco tempo, chamava a atenção à rapidez com que a duplicação estava sendo feita e a grande quantidade de máquinas e homens trabalhando ao longo do trajeto de 27 quilômetros da rodovia.

Defesa civil dos estados devem responder pesquisa da Unicef até amanhã

Objetivo é garantir direitos da infância e da adolescência em situações de emergência, como seca e situações de chuvas fortes
 
Termina amanhã (30) o prazo para coordenadores estaduais e municipais de defesa civil responderem à pesquisa Desastres e Infância – uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

De acordo com o Unicef, o objetivo é garantir os direitos da infância e da adolescência em situações de emergência, como no caso das fortes chuvas que atingem algumas regiões do Brasil nesta época do ano.

“O Unicef e o governo federal estão levantando informações sobre ações de redução de riscos de desastres e as condições de atendimento às crianças e aos adolescentes em situações de emergência”, informou o órgão em comunicado.

Os resultados serão usados para elaborar propostas de redução de risco de desastres em parceria com as escolas e programas sociais.

Somente as coordenações estaduais e municipais de proteção e defesa civil podem responder ao questionário, disponível em http://www.nuteds.ufc.br/unicef. É necessário solicitar o log in e a senha na parte de contatos do site da pesquisa.

Ideli chega para preparar visita de Dilma

A Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, chega ao RN na próxima quinta feira com o objetivo de preparar a visita da Presidente Dilma Roussef ao Estado.

A visita da Presidente Dilma ao RN já sofreu adiamentos por duas vezes, embora não se tenha ainda a data exata.

Mas será logo no início de maio.

Já se sabe que a Presidente vai avistar-se com todos os Prefeitos do Estado e entregará máquinas agrícolas para pelo menos 26 deles.

Na agenda preparatória de Ideli Salvati ações que envolvem nada menos do que 12 ministérios.

Wilma divulga artigo sobre paralisação do Terminal Pesqueiro

Diante da paralisação do Terminal Pesqueiro de Natal há dois anos, mesmo tendo o Governo Rosalba que executar apenas os 5% restantes da obra, a ex-governadora Wilma de Faria enviou um artigo para a imprensa, no fim da manhã desta segunda-feira (29).
 
"Como governadora, percebia uma situação absurda neste segmento: o Atum pescado no nosso estado saía daqui praticamente 'in natura', congelado do jeito que saía do mar, para ser exportado para Europa e Estados Unidos. Lá, era industrializado, processado, enlatado e - pasme - retornava para o Brasil e para o RN em latinhas de poucas gramas, para ser vendido nos supermercados por preços muitas vezes maiores do que o valor pago aos nossos pescadores. Imagine: este produto - nosso - ter que dar este 'passeio' intercontinental para ser processado e agregar valor, dando lucro e emprego a muita gente fora daqui - até em outros países", comentou.
 
A ex-governadora encerrou fazendo um apelo. "Agora, espero que as autoridades, os atuais governantes, os agentes econômicos, os trabalhadores, os pescadores e a população em geral não deixem esta política pública desandar - a exemplo do que tem ocorrido com outros projetos estruturantes iniciados por nós. Não importa a questão partidária. Isto é menor. O projeto não é meu, nem de ninguém. É do Rio Grande do Norte! O que importa é consolidarmos um projeto que foi pensado e realizado para trazer oportunidade de emprego, de renda e de melhor condição de vida para os norteriograndenses", frisou.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prefeitura de Rafael Fernandes inaugura Ginásio Poliesportivo

Com grande participação popular, através das mãos do prefeito, Nicó Júnior, a Prefeitura de Rafael Fernandes realizou a inauguração de mais uma grande obra realizada para o beneficio de todos os rafaelenses, desta vez, com a entrega do Ginásio Poliesportivo “Vereador Jamildo Fernandes Costa”.


Além do Prefeito, Nicó Júnior, estiveram presentes o vice-prefeito, Raniere Viana, o Chefe de Gabinete, José de Nicodemo Ferreira, assim como todos os secretários municipais, vereadores, a ex-vereadora, Lívia Sonalle, e diversas lideranças locais.

Como autora do requerimento para obtenção dos recursos para reforma ampliação e modernização daquele espaço, junto a Deputada Federal, Fátima Bezerra, a ex-vereadora, Lívia Sonalle, se disse realizada em poder contemplar a obra concluída e, agora, disponível para ser usada por toda a população.

Já o Chefe de Gabinete, José de Nicodemo Ferreira, destacou o homem que foi Jamildo Fernandes. “Cidadão honesto, exemplo no incentivo ao esporte e grande colaborador para o crescimento de Rafael Fernandes. Desta forma, um grande homem que recebe esta homenagem através de uma grande realização dentro da nossa cidade”, destacou.

Já o Prefeito, Nicó Júnior, iniciou suas palavras externando a sua satisfação em promover aquela solenidade, como um espaço para prestação de contas entre a Prefeitura de Rafael Fernandes e os seus moradores. “É dever do gestor público mostrar à população o que vem sendo feito, mostrar os avanços que o município vem obtendo”, afirmou.

Nicó Júnior ainda destacou que, através da emenda parlamentar, foram destinados 100 mil reais para a obra. Para a complementação dos serviços, o município, com recursos próprios, investiu exatos 83 mil reais, que tornou possível agregar outros benefícios aos trabalhos.

“Este é mais um compromisso que assumo, de tornar este espaço ativo, realizando campeonatos, incentivando a participação dos jovens, desta forma, auxiliando na educação e, também, em um modo de vida saudável”, enfatizou Nicó.

Ele complementou que tem se dedicado integralmente a esta gestão, trabalho que vem se revertendo em obras, investimentos que tem transformado a realidade municipal. “Já encontra-se em elaboração, o projeto de engenharia, para a construção de vestiários, banheiros e lanchonete para este ginásio. Vamos tornar este espaço, ainda melhor”, anunciou.

Por fim, ele destacou que a cidade, vai receber novos investimentos, fruto do trabalho da Prefeitura. “Trabalho sério e compromissado com o bem-estar da população, revertendo-se em benefícios e investimentos que transformam a realidade de nossa cidade”, finalizou o jovem prefeito.
 

Wilma destaca mudanças na escolha do PGJ durante gestão e alfineta Rosalba

A vice-prefeita de Natal e ex-governadora do Estado, Wilma de Faria, emitiu uma nota acerca das eleições internas para escolha do futuro procurador-geral de Justiça (PGJ), nome dado ao cargo que se assemelha ao de um presidente dentro do Ministério Público.

Na nota, Wilma lembrou que antes de sua gestão a escolha do do PGJ era uma conveniência política do chefe do Executivo estadual a partir da lista tríplice encaminhada pelo Ministério Público e que, após o seu mandato, essa medida mudou. “Apesar da prerrogativa da livre escolha que a lei nos dava, optamos por acatar e respeitar o resultado da eleição do MP, nomeando não o que conviesse à gestão, mas o que fosse mais votado na formação da lista tríplice”, disse.

No mesmo documento, a ex-governadora aproveitou para alfinetar a atual governadora Rosalba Ciarlini, quanto a escolha. “Esperamos que a atual governadora não retroceda no gesto democrático e respeite a escolha soberana do Ministério Público”, escreveu.

Confira a nota na íntegra

A lei vigente determina que o Procurador Geral de Justiça, o chefe de todos os promotores do estado, seja nomeado pelo governador a partir de uma lista com três nomes escolhido previamente pela instituição Ministério Público Estadual. Antes do nosso governo, esta nomeação era feita pelo governador, segundo sua conveniência, algo que criava certo grau de vinculação entre o procurador indicado e o governador – que nomeava, já que havia toda uma articulação em torno desta indicação.

Mudamos isto. Apesar da prerrogativa da livre escolha que a lei nos dava, optamos por acatar e respeitar o resultado da eleição do MP, nomeando não o que conviesse à gestão, mas o que fosse mais votado na formação da lista tríplice. Este foi um gesto de valorização do MP e um avanço democrático em torno de uma instituição que precisa atuar com total e absoluta isenção, já que tem, entre suas missões, a fiscalização da lei e dos demais poderes, inclusive do próprio governo. Quebramos, portanto, um paradigma. A partir dali nenhum outro governante poderia recuar desta posição de respeitar a escolha feita pelos promotores ao eleger seu representante maior.

Tivemos o governo mais fiscalizado da história recente do RN. O MP teve total liberdade de atuação e foi na nossa gestão, com recursos repassados pelo Executivo, que a instituição conquistou o grande salto de estruturação, com expansão e grande melhoria nas condições operacionais: construiu sede própria (um edifício de grande dimensão em Lagoa Nova) e sedes em várias comarcas, reequipou-se com o que há de mais moderno em recursos materiais e tecnológicos, aumentou o número de promotores, assessores e servidores de apoio técnico e operacional, e obteve ganhos salariais como o pagamento de gratificações represadas em governos anteriores.

Agora, estamos diante do processo de escolha do novo Procurador Geral do Estado, que vai substituir o bem avaliado Onofre Neto, o último nomeado por nós. Esperamos que a atual governadora NÃO RETROCEDA no gesto democrático e respeite a escolha soberana do Ministério Público Estadual, até porque isto seria uma afronta ao nosso estado. Um flagrante de prática anti-democrática e um forte indício de querer interferir nas decisões de uma instituição que – por sua natureza – precisa ser livre e isenta de qualquer influência.

Secretária Nacional de Segurança destaca esforço de Fátima para incluir o RN no Brasil Mais Seguro

Em audiência realizada ontem (24), no Ministério da Justiça, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ressaltou o papel da deputada federal Fátima Bezerra (PT) para que o RN fosse incluído no Plano Brasil Mais Seguro.

Na ocasião, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, acompanhado da vice-prefeita Wilma de Faria e do secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Osair Vasconcelos, iniciaram o diálogo no sentido de pactuar as ações do Plano Brasil Mais Seguro e do Programa ‘Crack, é possível vencer’ a serem desenvolvidas em Natal.

Regina Miki anunciou que Natal vai receber 40 câmeras de vídeo-monitoramento, que serão instaladas nos pontos de maior violência da capital Potiguar. Investimentos na ordem de R$ 4 milhões. Secretária de Segurança Pública também garantiu que o município será contemplado com um veículo (micro-ônibus) adaptado para atender as demandas na área de segurança.

“Quero aqui destacar o empenho do mandato da deputada Fátima Bezerra. Durante o ano de 2012 a deputada, preocupada com o quadro crescente de violência, esteve várias vezes aqui no nosso ministério reiterando a necessidade do RN ser contemplado com Plano Brasil Mais Seguro”, ressaltou Regina Miki.

A secretária anunciou que nos dias 06 e 07 de maio estará em Natal para dar continuidade ao diálogo no que diz respeito à implementação do Programa no RN.

JANDUÍS REALIZA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

O evento aconteceu ontem (26/04) na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a representatividade de todos os segmentos da sociedade. 
 
No primeiro momento tivemos a abertura oficial que se deu às 09h00min com o cerimonial de abertura (composição do dispositivo de honra e fala das autoridades), seguido pela palestra ministrada pelo conferencista, o senhor Márcio Héber Cabral de Souza de Natal/RN. Este discorreu de maneira objetiva a cerca do tema: “Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já!”. 
 
Utilizando-se dos subsídios base da Conferência Estadual e Nacional, Márcio deu as diretrizes para se trabalhar o tema mais sucintamente nos grupos. Terminada a explanação, foi servido um lanche. No segundo momento primeiramente foram divididos os grupos de trabalho por segmentos, nestes foram formuladas inúmeras propostas com o intuito de promover um planejamento e consequentemente um desenvolvimento urbano mais consciente e organizado em nosso município. Para tanto, evidenciou-se a necessidade urgente da criação do Conselho Municipal da Cidade. 
 
Posteriormente na plenária foram apresentadas e debatidas tais propostas, sendo escolhida de cada grupo duas principais que irão para a Conferência Estadual. Por ultimo foi feita a eleição para a escolha dos delegados que representarão Janduís na Conferência Estadual e Nacional, sendo estes: segmento da sociedade civil, o professor Antonio Bezerra Sobrinho (Titular) e a professora Claudione Vieira (Suplente), pelo segmento do poder publico, foram eleitos o senhor secretário de Planejamento Cássio Targino de Medeiros (Titular) e o vereador Fábio Dantas (Suplente). 
 
A conferência encerrou-se às 13h22min com a fala do presidente da mesma, o senhor Cácio Targino que lamentou a pouca participação da população, “Quando é para criticar e cobrar do poder publico seus DIREITOS, as pessoas não perdem tempo, mas quando é para exercer o seu papel enquanto cidadão, ou seja, o seu DEVER, o povo não participa, fica acomodado e depois reclama que não tem oportunidade de opinar nas decisões, na formulação de propostas, de participar das decisões concernentes ao desenvolvimento da cidade como um todo” - declarou o presidente que agradeceu o apoio, a presença e participação a de todos.

Garibaldi lança Henrique candidato a Governador contra Rosalba em 2014.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, principal líder do PMDB no Estado, parece cada vez mais neutro – para não dizer crítico – com relação à permanência do partido na base aliada do Governo do Estado. Tanto é assim que, segundo ele, não há dúvidas de que serão várias as reclamações de ações – ou a falta delas – da gestão Rosalba Ciarlini na próxima reunião geral do PMDB, marcada para o início do próximo mês. Segundo Garibaldi, o que resta saber é se as reclamações serão suficientemente severas para provocar um cisma, irreversível até a eleição de 2014, entre peemedebistas e democratas.

E se esse rompimento – que já vem sendo ventilado pela imprensa desde o final de 2012 – se confirmar, Garibaldi acredita que Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Câmara dos Deputados, seria o melhor nome do partido, uma vez que o próprio Garibaldi “não deseja”, e o filho dele, o deputado estadual Walter Alves, “é muito jovem”.

Além disso, em entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV, nesta sexta-feira, Garibaldi Alves Filho também, praticamente, descartou a possibilidade do partido apoiar a futura candidatura do vice-governador Robinson Faria, do PSD. A análise é dada pouco depois de um encontro entre os dois em Brasília, onde Robinson afirmou – e confirmou aO Jornal de Hoje depois – a importância de ter o PMDB apoiando sua futura candidatura em 2014. “Ter o apoio do PMDB é fundamental para qualquer candidatura”, afirmou ele a este vespertino.

De qualquer forma, é importante ressaltar que essa possibilidade de rompimento entre PMDB e DEM tem sido discutida tanto pelos políticos da base aliada – e nesse aspecto se adiciona peemedebistas populares, como o deputado estadual Nélter Queiroz – quanto membros da oposição ao Governo Rosalba, como a deputada federal do PT, Fátima Bezerra, que recentemente afirmou que buscaria o apoio dos peemedebistas, caso eles rompessem com o DEM – e esperaria que isso ocorresse até o pleito de 2014.

ROMPIMENTO COM O DEM

Acho que vocês não perdem por esperar e não vão esperar tanto tempo, mas isso vai ser discutido. Não é o rompimento, é a discussão do problema. Hoje eu telefonei para ele e obtive a confirmação de que no dia 10 de maio vai haver uma reunião do PMDB para discutir o momento político, claro, o administrativo também, e esses problemas que discutimos antes, a atuação do governo, os prefeitos vão colocar isso. Pode sair uma definição daí. Pode haver de novo um adiamento. Mas é uma discussão. Para ser muito sincero, eu acredito que vamos ouvir muitas reclamações, primeiro com o que diz respeito ao próprio Governo, e o Governo sabe disso, ele deve ter alguma ouvidoria. Eu não sei é se isso tudo vai transbordar de tal maneira, ter desdobramentos tais (que ocasione o rompimento).

CANDIDATURA PRÓPRIA

Eu diria que o PMDB só tem um, se o PMDB tiver candidato próprio, que é o deputado Henrique. Eu não pretendo ser, não desejo, e Walter eu ainda acho que é cedo. Você (Tulio Lemos) mesmo chamou ele de Waltinho. Para ele ser candidato a governador, você teria que chamá-lo de Walter. Waltinho não pode chegar ao Governo, Walter é que tem que chegar. Mas não vai chegar agora, nem vai ser candidato agora, nem sei se vai ser. E tem aquela coisa que fica como sendo algo de pai para filho. Eu quero afastar de imediato esse estigma de que ele venha a ser lembrado só porque o pai, o primo. Essa coisa de família não deve existir.

APOIO A ROBINSON FARIA

Ele me disse que é candidato. Ele me disse que tem o apoio do grupo oposicionista do Governo do Estado, mas que ele deseja ter o apoio do PMDB e de outros partidos. Eu disse a ele que ele esperasse, como estou dizendo a vocês que espere. Para ser muito franco, eu diria a candidatura própria, e nós vimos quando Hermano foi candidato agora a Prefeito, ela se impõe muito. Então, Robinson é um bom candidato, mas não é o candidato do partido. Para o partido deixar de apoiar o governo, que ainda permanece na base aliada do Governo, a candidatura própria se impõe muito e ele sabe disso. Tenho o maior respeito por ele e acho que ele ainda é uma opção, mas vai enfrentar esse anseio do PMDB de ter uma candidatura própria. E é qualquer partido. Não tem aquele ditado que diz: “Mateus, primeiro os teus?”.

SECA NO RN

Se não fosse essas chuvas de agora, eu diria que estava não preocupado, mas alarmado, porque o quadro era realmente muito difícil. Ainda é. Mas pelo menos tivemos aí um certo alívio porque não apenas os pequenos açudes, mas também as grandes barragens começaram a tomar água, e os níveis já estavam realmente bastante baixos, e isso resultou num desafogo para o produtor, o homem do interior, deve estar sentindo.

COMPROMISSO POLÍTICO

Eu creio que não se deve fazer um julgamento muito severo da classe política, a começar por mim, que estou à frente de um ministério, mas não tenho deixado de receber prefeitos, vereadores, os líderes das classes produtoras agrícolas. O grande desafio é realmente buscar a recuperação da economia. Os rebanhos foram dizimados. Bem, os mais otimistas falam que só foi 30%, há quem diga que foi 50%. Eu até diria que a Secretaria de Agricultura está a dever um levantamento para que se possa proceder um programa de recuperação desse rebanho. O programa do leite, que já estava em uma situação muito difícil, e que tem por trás dele o objetivo de atender ao produtor, não apenas aquele objetivo filantrópico, social, nós tivemos realmente uma dificuldade muito grande.

AÇÃO DOS GOVERNOS DIANTE DO QUADRO DE SECA

Eu diria que com relação ao Governo Federal, eu diria que a maior cobrança deve ser feita – e olhe que eu sou ministro – com relação ao andamento das obras da transposição das águas do Rio São Francisco. Isso deveria ter sido feito com uma agilidade muito grande e sabe-se que isso não foi feito, não chegou água nem no primeiro canal, que traria água até a Paraíba, nem no segundo, que traria água até o Rio Grande do Norte. E realmente até se denunciou irregularidade e tudo isso foi muito triste. Mas há quem diga, como o ministro Fernando Bezerra, a quem cabe a direção desse programa, que isso será reestabelecido e as obras serão retomadas com maior intensidade. Com relação a bolsa estiagem, essas medidas mais emergenciais e paliativas, essas estão chegando. O que é preciso haver uma agilidade muito grande é com relação a perfuração, porque se não há água no solo, há água no subsolo, então é preciso que poços já perfurados – e o que impressiona mais é isso – precisam só ser instalados. Isso caberia ao Estado com apoio de recursos federais.

DÍVIDA DE MUNICÍPIOS COM A PREVIDÊNCIA

Já existe uma legislação e eu até determinei ao meu gabinete, e eu vou cobrar isso, que isso se fizesse chegar aos municípios que se suspendesse durante o período de calamidade e emergência a cobrança. Mas isso é uma suspensão da cobrança. Está definido e tem uma legislação que diz isso. Mas o prefeito precisa ir à delegacia da Receita. Porque, veja bem, a Previdência paga os benefícios, mas quem precisa arrecadar esses benefícios é a receita Federal, então os prefeitos precisam ir a Receita pra se valer disso. Ao mesmo tempo eu fiz uma visita ao presidente do Banco do Nordeste e tomei conhecimento que uma medida provisória que fora prometida pela presidenta Dilma Rousseff que o Banco do Nordeste já está suspendendo as execuções, porque num quadro desse o nosso produtor, o nosso agricultor, sendo executado, é muito difícil.



Deputado do PMDB defende candidatura própria ao Governo

O deputado Hermano Morais (PMDB) defendeu na manhã deste sábado que o PMDB lance candidato próprio para governador do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014. “O PMDB tem procurado ajudar ao governo Rosalba, mas defendo a tese de que o PMDB se apresente em 2014 para o julgamento popular com candidatura própria”, afirmou Hermano. Segundo ele, o partido tem excelentes quadros e está bem estruturado no plano estadual e nacional, o que favorece o quadro em favor dos peemedebistas.

“Penso que é uma boa oportunidade do PMDB se articular e apresentar uma chapa junto com outros partidos para poder governar o RN a partir de 2015, até porque há algumas eleições o PMDB não disputa essa eleição e sempre que governou o RN o fez muito bem”, completa Hermano. “As condições objetivas para a candidatura própria do PMDB favorecem essa tese junto com muitas outras. Tenho ouvido de muitos companheiros de partido, em todo o estado, o desejo de que o PMDB possa disputar as eleições no RN com candidatura própria. Não tenho dúvida e essa é a tese que eu defendo”.

A tese de Hermano não é exclusiva. Na legenda, vários deputados a defendem. Nos bastidores, conta-se que o líder do partido na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves, só não anuncia o rompimento da legenda porque ele e o ministro da Previdência, o ex-governador Garibaldi Filho (PMDB), estão, no momento, atendendo a um apelo fervoroso do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), que ainda manteria expectativa positiva em relação ao governo Rosalba Ciarlini.

Em função disso, o presidente do PMDB, Henrique Alves, agendou para o próximo dia 10 de maio um encontro estadual para discutir com deputados e prefeitos do partido os rumos da legenda. Nas eleições do próximo ano haverá a renovação dos cargos de presidente da República, vice, um terço do Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. “Tendo candidatura própria é importante que o PMDB busque todos os apoios que possa reunir e fortalecer esse projeto, e não podemos esquecer que existe uma aliança nacional que está mantida e fortalecida em torno da reeleição da presidente Dilma Rousseff que deverá manter como vice a candidatura de Michel Temer”, finalizou Hermano Morais.

Edital RN Junino distribuirá R$ 500 mil pelo Estado

Nesta terca-feira, às16h, titia Isaura Rosado recebe representantes das quadrilhas juninas no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel para iniciar as conversas sobre o edital RN Junino. A intenção é explicar o edital e ouvir sugestões. Mais uma vez o valor do edital é de R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil para Natal e região metropolitana e os outros R$ 250 mil aos demais municípios.

sábado, 27 de abril de 2013

Prefeitura de Rafael Fernandes inaugura quadra de esportes.

A cidade de Rafael Fernandes vai receber, oficialmente, mais um importante investimento na área dos esportes. A reforma, ampliação e modernização da Quadra de Esportes "Vereador Jamildo Fernandes Costa" será entregue pela Prefeitura aos Rafaelenses.

O Prefeito, Nicó Júnior, ao lado do vice-prefeito, Raniere Viana, e demais autoridades municipais, realizam a inauguração de mais esta obra na cidade.
O evento acontece neste sábado, às 18hs, na própria quadra de esportes.
Nicó Júnior destacou que esta obra é fruto de uma contrapartida do município que se somou a uma emenda parlamentar da Deputada Federal, Fátima Bezerra, que atendeu a um requerimento da então Vereadora, Lívia Sonalle.
"Portanto, convidamos a população a participar deste evento, que é um momento para prestação de contas da Prefeitura de Rafael Fernandes, para todos os seus moradores", enfatizou, Nicó Júnior.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Visita do Bisbo Diocesano Dom Mariano a cidade de Lucrécia


Martins sedirá reunião do Polo Turístico Serrano


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretária de Estado do Turismo, promove na cidade de Martins, a 12ª Reunião Ordinária do Pólo Turístico Serrano.

O evento acontecerá no Auditório do Hotel Serrano de Martins, nesta sexta-feira, 26, a partir das 14h30min, tendo como pauta principal a apresentação do Projeto Teleférico de Martins pelo Arquiteto da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Dixon Galvão, além de outros assuntos.

Na oportunidade, a Prefeita de Martins, Olga Fernandes, anfitriã do evento, fará sua apresentação como Secretária Executiva do Pólo.

O Secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, estará à frente da reunião, além de outros membros da respectiva secretaria.

Indicação de Gilberto Jales ao TCE é aprovada à unanimidade por comissão



A Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o nome do geólogo Gilberto Jales para conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte por indicação do Governo do Estado. A votação secreta foi realizada na manhã desta quarta-feira (24) com a presença do presidente da comissão, o deputado Tomba Farias (PSB), o relator do processo, o deputado Raimundo Fernandes (PMN) e o deputado José Dias (PSD).

Aos 50 anos de idade, o indicado apresentou o currículo de quase 20 anos dedicados ao serviço público, com experiência na administração pública municipal, estadual e como professor universitário. “É um reconhecimento a minha trajetória. Farei todo o esforço para desempenhar a função com disposição para trabalhar em equipe e com consciência do papel a ser desempenhado. A sociedade cobra eficiência e o Tribunal de Contas é o olho da sociedade sobre a gestão pública”, agradeceu Gilberto Jales.

O deputado José Dias enalteceu o currículo de Gilberto Jales e destacou a postura de probidade. “Tenho tranqüilidade, mesmo antes do relatório, que a indicação preenche os critérios do ponto de vista moral. Para usar um termo da moda, Gilberto Jales é ficha limpa. Apesar de formado em geologia, tem experiência administrativa no executivo e na academia”, declarou.

O relator questionou a demora de mais de um ano para o Governo indicar o conselheiro em substituição a Alcimar Torquato que se aposentou. “A Assembleia tem 30 dias para indicar e o Governo não atende o mesmo prazo. Quero que a comissão encontre uma forma de estabelecer um limite de tempo para a vacância do cargo”, disse Raimundo Fernandes.

Agora o processo de indicação será apreciado pelo plenário, o que deverá ocorrer ainda essa semana, com a presença de pelo menos 13 parlamentares, sendo necessária uma maioria simples para aprovação. “Ao aprovar o nome de Gilberto Jales estamos cumprindo o nosso dever de ajudar o Estado”, declarou o presidente da comissão, Tomba Farias.

O Tribunal de Contas é um órgão auxiliar da Assembleia. De acordo com a Constituição Federal Brasileira, compete ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e de todas as entidades da administração direta e indireta. Os sete conselheiros devem realizar o controle externo dos órgãos do Estado e de todos os municípios do Rio Grande do Norte, observando sempre os aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade.

A cidade de Lucrécia toda unida contra a Dengue

Depois de promover o Dia "D" de combate ao mosquito Aedes Eagypti que transmite a Dengue o prefeito Waltinho decidiu reunir numa reunião com a equipe de saúde do município e a Equipe da Sec. de Saúde do Estado para Ações de combate a Dengue.

O prefeito Waltinho está muito preocupado com os crescentes casos de Dengue no município de Lucrécia e não tem economizado esforços para combater este problema.
 

Deputado requer construção de poços tubulares para Almino Afonso



O deputado estadual Walter Alves (PMDB) requereu da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a execução de serviços de poços tubulares para o município de Almino Afonso. O pedido foi feito através de requerimento apresentado na sessão desta quinta-feira (25).

Walter justificou o pedido alertando par a falta de infraestrutura hídrica para a população rural do município. Com o requerimento atendido, serão beneficiadas as comunidades de Cajá, Piranha, Fogueteiro, Caraúba Torta, Deserto e Cajazeiras.

“Esse requerimento se faz necessário pelo fato de que estas comunidades vêm sofrendo há anos com a falta de água. Os problemas são constantes para os moradores. Com a perfuração desses poços, esses problemas serão minimizados”, observou.

O parlamentar ainda lembrou que os problemas decorrentes da forte estiagem que atinge o Nordeste afetam diretamente os rebanhos da região, muitas vezes criados para subexistência.

O requerimento foi apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e será encaminhado ao secretário Leonardo Rêgo, titular da pasta de Recursos Hídricos, e à governadora Rosalba Ciarlini para que ambos atentam o pedido.

Deputado João Maia no Alto Oeste

Expedito Salviano prefeito do municipio de Venha -Ver
 
Amanhã o prefeito de Venha Ver Expedito Salviano receberá a ilustre visita do Deputado Federal João Maia.

João Maia que virá instituir a formação do PR jovem do municipio de Venha-Ver, possivelmente este evento contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarline que vem inaugurar uma escola no municipio de São Miguel.

O deputado João Maia tem procurado conversar com todas as regiões do estado em busca de melhoria para o homem do campo que sofre com a estiagem e a seca.


No mês de Maio, Prefeitura de Severiano Melo realizará 2ª Conferência Municipal de Educação.


Será realizada no próximo dia 03 de maio, a partir das 7h no Centro de Convivência do Idoso - CCI, em Severiano Melo, a 2ª Conferência Municipal de Educação. 

O evento faz parte das etapas municipais e estaduais que estão acontecendo em todo país como preliminares para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília-DF. 

A meta é integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação numa abordagem sistêmica, com vistas à construção do Sistema Nacional de Educação, especialmente referente ao planejamento e gestão, avaliação, financiamento, formação inicial e continuada dos trabalhadores em educação, além da garantia das condições de oferta de ensino com qualidade social. 

O tema geral da conferência será: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Ao longo da Conferência serão também trabalhados três eixos temáticos, que se dividem em: Eixo I - O Plano Nacional de Educação E O Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação; EIXO II - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; EIXO III - Valorização dos Profissionais da educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.

Para o prefeito de Severiano Melo, Dagoberto Bessa (PSD), a educação é uma peça estratégica para o desenvolvimento de qualquer município e um grande desafio pra qualquer gestor. 

"A conferência é fundamental para a criação de políticas públicas voltadas para a educação, por isso, eu como gestor municipal assumo com satisfação essa responsabilidade, na qual juntos construiremos o Plano Municipal de Educação que norteará os princípios, as diretrizes e as metas educacionais do nosso município", disse o prefeito.

A Estrutura do Umarizal Fest já começa a ser erguida

Já teve início a montagem de toda a estrutura dos camarotes e do corredor da folia da maior e melhor Micareta da Região Oeste do RN, Umarizal Fest, que este ano chega a sua 10 edição. 

O Umarizal Fest é conhecido por ser uma micareta de muita alegria e paz. Nas nove edições anteriores o evento transcorreu na maior tranquilidade, com muita segurança. Para garantir o conforto dos foliões durante a 10ª edição que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de maio,  uma grande estrutura está sendo montada, composta por camarotes, cordeiros, seguranças particulares, ambulância, banheiros químicos, praça de alimentação e etc.
A organização do evento está bastante animada com a venda dos abadás e dos camarotes, pois a cada dia a procura aumenta cada vez mais. E você o que está esperando? Acesse o www.umarizalfest.com.br e garanta o seu passaporte para a folia. 
Confira a programação:
Dia 10/05 - Saia Elétrica 
Dia 11/05 - Tuca Fernandes
Dia 12/05 - Banda Grafith
Valor de abadás e camarotes:
Abadá Oficial - R$120,00
Abadá VIP      - R$130,00
Camarote        - R$2.000