quinta-feira, 7 de abril de 2016

Município apoia criação de Curso de Medicina no campus da Ufersa de Pau dos Ferros


A Prefeitura de Pau dos Ferros participou de Audiência Pública para tratar sobre a criação do Curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), nesta quarta-feira, 6, no auditório da VI Regional de Saúde Pública (VI URSAP).

O prefeito Fabrício Torquato compôs a mesa de autoridades do evento, proposto pelo Legislativo municipal, ao lado de nomes como o da diretora eleita do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Joseney Queiroz, e da pró-reitora adjunta de graduação da Ufersa, Luciana Nunes.

No momento inicial do seu discurso, o chefe do Executivo citou a importância do assunto e a satisfação de fazer parte da discussão. Em seguida, destacou que com a conquista do curso para a cidade, o município pau-ferrense tende a continuar avançando em virtude do número crescente de médicos na região.

“Nós nunca podemos olhar para Pau dos Ferros enquanto cidade com 30 mil habitantes. Nós devemos olhar para Pau dos Ferros sempre enxergando uma população com média de 300 mil pessoas, que são carentes nas mais diversas áreas. E eu poderia citar a área médica como a de maior carência”, disse Fabrício, ao considerar o grande fluxo de pessoas em circulação no município.

O prefeito se mostrou à disposição no que compete ao empenho da gestão no referido pleito. Ainda adiantou que terá uma articulação mais efetiva junto Governo do Estado para melhorias significativas, principalmente, na rede estadual de saúde.

“Vemos que as políticas públicas passam a ser casadas. Você não pode olhar pra saúde pensando exclusivamente em uma obrigação municipal, estadual ou federal. A solução só se dá se três esferas estiverem participando e procurando, juntas, construir alternativas”, concluiu.

A secretária de Saúde, Mona Lisa Torquato, também esteve presente na ocasião, a exemplo de outros secretários municipais, representantes de órgãos relacionados ao tema discutido, classe empresarial e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.