sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Piso dos policiais volta ao debate

Esta semana participei de várias reuniões e mobilizações no Congresso Nacional pela aprovação de um piso salarial nacional para os policiais militares e bombeiros. Existem duas propostas de emendas à Constituição (PEC 300/09 e 41/08) em debate.

A primeira já estabelece o valor do piso, a segunda remete para uma regulamentação da matéria em lei federal. Diante de nossa experiência com a aprovação dos pisos dos professores e dos agentes comunitários de saúde, a PEC 41/08 está em melhores condições de ser aprovada. Na audiência que tivemos com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, defendemos a proposta de aglutinar o texto das duas emendas a fim de chegar a um entendimento e aprovar o piso nacional para os policiais e bombeiros o mais urgente possível. Infelizmente, não há acordo ainda e isso pode atrasar a aprovação desse piso.

Mesmo com este impasse, vamos trabalhar junto aos líderes partidários para que se chegue a um entendimento sobre a matéria. Nossa intenção é aprovar na Constituição o piso salarial nacional que vai beneficiar cerca de cinco mil policiais e bombeiros de todo o país. Para isso, é fundamental que os policiais continuem mobilizados.

Foi com mobilização social que aprovamos o piso salarial dos professores e dos agentes comunitários de saúde, e será com a mobilização dos policiais e bombeiros , e com o apoio da sociedade, que vamos aprovar esta matéria.

Neste sábado, 6, estarei na assembléia dos PMs, a partir das 9h da manhã, no Clube Tirandentes, em Natal, para falar mais sobre este assunto.