quinta-feira, 7 de junho de 2012

Isaú Gerino assume SESAP e promete abastecer hospitais do Estado

Novo Secretário tem inúmeros problemas pela frente


A posse do novo titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), médico Isaú Gerino Vilela da Silva, aconteceu na tarde de ontem (6), no auditório da Governadoria. Isaú assume a secretaria depois de mais de um mês que a pasta estava sem titular, desde a saída do médico Domício Arruma.

Para os próximos três meses, Isaú disse que pretende resolver, ou pelo menos minimizar os problemas de abastecimentos nas unidades hospitalares do Rio Grande do Norte. Segundo ele, já foi enviado ofício aos hospitais do Estado requerendo que estes enviem suas necessidades. “Esse é o meu primeiro passo à frente da secretária. É uma prioridade que tenho para começarmos a solucionar o quadro da saúde no nosso Estado. Eu preciso avaliar a situação, saber o que falta e das necessidades desses hospitais”, disse o secretário.

Além disso, o secretário priorizou no seu discurso a necessidade de se resolver o antigo problema do Hospital Walfredo Gurgel, que sofre com a superlotação, bem como a falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “São muitas questões”, disse. 
Na última terça-feira (5), o programa Profissão Repórter da Rede Globo tratou da gravidade da saúde potiguar em rede nacional, mostrando a falha na saúde pública em Caicó e Pau dos Ferros, regiões Seridó e Alto Oeste respectivamente. Quanto questionado sobre a situação, Isaú respondeu: “nós estamos diante de um desafio, o quadro é grave e precisamos trabalhar para mudar isso”.

E para tentar mudar o quadro, o secretário pretende usar sua experiência. Em 34 anos de convívio com a medicina, Isaú foi diretor do Hospital Santa Catarina por duas vezes, e se emocionou ao falar no Hospital. Além disso, foi diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos.

A chegada do novo titular na Sesap é também motivo de pedido da governadora Rosalba Ciarlini pela união entre governo e municípios. Rosalba disse que o empenho de cada cidade é fundamental para resolver a questão da saúde pública do RN. “É necessário que cada diretor atue como vigilante do hospital de sua cidade. É preciso que se faça essa comunicação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.