terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Polo turistico de Venha Ver.

Com um grande potencial para o turismo religioso, o município de Venha Ver está localizado na região do Alto Oeste, na divisa com o Ceará e a Paraíba. Situado na microrregião da serra de São Miguel, a uma altitude de 650 metros, entre as serras São José e Luiz Gomes, possui um clima ameno e um povo que sabe acolher como ninguém seus visitantes.
Suas três principais atrações é a Estátua de Frei Damião, santo ao qual são atribuídos milagres e que atrai a devoção fervorosa de milhares de fiéis; o Arco das Três Fronteiras, que simboliza a divisão geopolítica com os dois demais estados nordestinos; e a serra São José, um passeio indispensável para quem está de passagem pelo município, por ser considerado o ponto mais alto do Rio Grande do Norte.
A origem de Venha Ver está ligada a duas famílias de imigrantes, uma de judeus e a outra de holandeses, ficadas no sítio chamado de Vila Padre Cosme. Já a explicação para o nome do município é rodeada de muitas versões desencontradas.
A mais conhecida refere-se ao namoro entre a filha de um rico fazendeiro e o filho de um dos seus escravos. Descontente com a situação, o dono de terras decidiu mandar sua filha para outra região. No dia seguinte, ao procurar pela filha, foi informado por uma de suas escravas que a moça estava com o namorado indesejado. O fazendeiro não acreditou na conversa da escrava, que não teve outra saída a não ser chamá-lo para comprovar pessoalmente. “Venha ver”, disse ela enfrentando o revoltado patrão. O povoado passou naturalmente a se chamar Venha Ver, e a força do seu povo tornou possível que o pequeno arruado viesse a experimentar um gradativo crescimento.
Ao longo dos anos, Venha Ver conseguiu se sobressair entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, a nível populacional e se emancipando no dia 26 de junho de 1992.
Potencialidades para o turismo não faltam ao município de 3.494 habitantes, que desde a sua fundação há 16 anos tem sido governado e projetado para ser mais um atrativo no Rio Grande do Norte.
O seu primeiro prefeito, Expedito Salviano, não mediu esforços na tentativa de colocar a cidade na rota do turismo da região do Alto Oeste. Preparando a cidade para o futuro, construiu a estátua de Frei Damião e montou um calendário de eventos na tentativa de atrair o maior números de pessoas para conhecer a mais nova cidade do Estado.
A festa de São Pedro, que coincide com o período junino, é um dos maiores eventos da cidade. No mês de junho recebe gente de outras cidades do Rio Grande do Norte e dos estados vizinhos.
Dias antes da festa de São Pedro acontecem as comemorações alusivas à emancipação política do município. O evento é marcado por uma série de atos públicos voltados especialmente para a data.
O calendário festivo encerra-se com outro evento religioso de grande repercussão no município que é a tradicional festa da padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comemorado todos os anos no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.