sábado, 27 de junho de 2009

Secretaria de Agricultura



O prefeito Expedito Salviano tem priorizado tambem a pasta da Agricultura, dando condições para desenvolver o município também na parte do homem do campo.


Um município para crescer forte precisa ter uma agricultura potente que lhe dê condições de se auto sustentar com a produção. É exatamente nessa linha de pensamento que o prefeito Expedito Salviano tem caminhado com a pasta da Agricultura, dando condições para desenvolver o município também na parte do homem do campo.
Um dos principais projetos desenvolvido no município é a compra direta, onde o município compra a produção agrícola das famílias para ser usada nas instituições locais. O secretário de Agricultura, Francisco Antonio da Silva, ao receber os produtos comprados às famílias, repassa para as escolas e instituições cadastradas no programa. De acordo com o secretário, o programa garante lucro certo aos pequenos agricultores, bem como a certeza de que as instituições que utilizarão esses produtos sabem da qualidade e procedência da mercadoria que irão consumir. “O Programa Compra Direta é uma forma de incentivar os agricultores a produzir alimentos de qualidades que serão consumidos no próprio município”, disse o secretário.
Para o Técnico local da Emater, Ideus Costa Nunes Júnior, o programa Compra Direta se torna muito importante, uma vez que beneficia os agricultores familiares, gerando renda para os mesmos, além de contribuir para a complementação da merenda escolar da rede municipal e estadual de ensino do município e de outras instituições como: hospital, maternidade e creches. O projeto tem cadastrado 12 famílias e valor destinado para a Compra Direta é de R$ 10 mil.
Outro projeto realizado pelo município foi o corte de terra, que distribuiu 400 horas de trator para as famílias carentes do município realizar o preparo da terra para o plantio. Além desse, o município desenvolve:
Escola de Inclusão Digital para o Agricultor, que em parceria com a Emater, montou um laboratório com 12 computadores para que o homem do campo se inclua também nos avanços tecnológicos. Recentemente foi inaugurada a sede onde funciona a escola e as aulas para a primeira turma brevemente será iniciada;
Fundação de três Associações Comunitárias (Apicultores, Hortifrutigranjeiros e Riacho Fundo dos Claudinos);
Cadastramento, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para a construção de 120 cisternas de placas, através do Programa Desenvolvimento Solidário. Para esse projeto, a contra partida do município é uma caçamba de areia para cada cisterna.