quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Artigo de Zé Júlio



Insegurança: De onde vem tanta audácia


Assalto a mão armada, seqüestro, violência nas ruas, em casa e até mesmo nas escolas. A todo o momento ouvimos os grandes noticiários estampar notícias que nos fazem ter medo até de ir ao supermercado, mas de onde vem tanta falta de amor, tanto ódio e ganância famigerada pelo dinheiro fácil?

Não estamos mais seguros nem mesmo dentro de nossa própria casa (mas lá não seria o nosso porto solidão?), muitas vezes ouvimos dizer “não existe solução para esse problema”, mas será que devemos pensar mesmo dessa forma?

Acho que devemos analisar a fundo essa questão, talvez o problema comece mais cedo do que muitos de nós pensamos, no convívio dentro do lar. Está comprovado que crianças que sofrem agressões tornam-se jovens agressivos e muitas vezes extremamente rebeldes. Seria o momento atual causado pela insensatez de país mal preparados?

São indagações que talvez nunca sejam respondidas, mas de uma coisa temos certeza, a educação é a grande redenção para a situação em que o nosso país passa nesse momento, para que possamos definir a falta de segurança como uma “onda” (que passará em breve) é preciso um maior investimento na educação.

Sou adepto de que a educação é a salvadora/redentora de toda uma nação, foi assim que Mahatma Ghandi conduziu seu povo, com a sabedoria, sua grande aliada, imposta pela educação que o seguiu ao longo de seus anos. Ademais nos resta torcer para que os nossos governantes tomem ciência de que sem um maior investimento na educação estaremos perdidos, e permaneceremos a mercê de pessoas que julgam-se no direito de roubar o nosso direito de ir e vir.


Dr. Zé Júlio - Folha Regional