quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Diploma para o exercício do jornalismo.



Esta semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 386/09), do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que exige diploma de curso superior de jornalismo para o exercício da profissão.
A partir de agora, esperamos instalar o mais rápido possível a comissão especial para analisar essa proposta de emenda à constituição para que possamos aprová-la o mais urgente possível. Defendo a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício dessa profissão porque acredito que o jornalista exerce um papel extremamente relevante no contexto social quando lida com algo precioso que é a informação.
Sabemos que é o profissional jornalista que constrói a esfera pública de debate para os principais temas sociais quando faz a ponte entre o fato e a sociedade.
Também é de nosso conhecimento que não existe interesse da exigência do diploma do jornalista por parte de muitas empresas de comunicação numa tentativa de precarizar ainda mais as condições de trabalho desses profissionais. Não podemos permitir isso, afinal, sem um jornalismo profissional, nossa democracia fica ainda mais ameaçada.