terça-feira, 18 de maio de 2010

Governo e oposição trocam ameaças e Assembleia vira ringue eleitoral

A disputa entre governo e oposição na Assembleia Legislativa se transformou num vale-tudo, com baques que não raro visam atingir o adversário abaixo da linha da cintura. O Executivo tem dificuldades para votar as matérias do seu interesse porque ficou em minoria no parlamento desde a debandada do presidente da Casa, Robinson Faria (PMN), para as hostes oposicionistas.


Acuado diante de uma oposição fortalecida, o governo ameaça levar o embate para a Justiça. Na última quinta-feira (13), o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) transmitiu um recado do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB): caso os parlamentares não votem, até a próxima semana, o projeto de lei que amplia a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) dos atuais 5% para 12%, o governo para entrar com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça (TJ).


Nélter acusou a oposição de fazer “politicagem” e de transformar a Assembleia Legislativa num palanque eleitoral. Insinuou ainda que Robinson estaria agindo “a serviço de Rosalba [Ciarlini, senadora e pré-candidata do DEM ao Governo do Estado]”. Em tempo: o líder do PMN rompeu com o governo e aceitou o convite para ser o vice na chapa da democrata.


A oposição retruca, dizendo que aprovar o referido projeto equivaleria a passar um “cheque em branco” ao governo em pleno ano eleitoral. O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) usou adjetivos nada lisonjeiros para responder à provocação de Nélter Queiroz: “É chantagem”, disparou.


O líder do PMDB na Casa, José Dias, não deixou por menos e afirmou que o governo estaria tentando “emparedar” a Assembleia Legislativa. O peemedebista responsabilizou ainda o próprio governador pelo que chamou de “uma campanha de ameaça e de terror”.


Diante das queixas do Executivo, Robinson Faria vai levando a situação em banho-maria. Enquanto o governo tenta colar nele a pecha de oportunista, o presidente da AL repete o mantra de que aguarda só o “detalhamento” da utilização dos recursos para colocar o projeto em votação.



Nota do Blog: O deputado Getulio Rêgo adota um discurso prolixo diante do clima eleitoral dentro da Assembleia. Getulio Rêgo assinou e aprovou um remanejamento de 40 % no governo de Garibaldi, votou e aprovou um remanejamento no primeiro governo Vilma de mais de 25%, a camara de Pau dos Ferros acabou de aprovar um remanejamento para o seu filho que é prefeito de 25%. Para o deputado só agora diante da disputa eleitoral é que este remanejamento é um cheque em branco. Discurso prolixo volto a dizer. tenha coerência deputado, olhe para as questões do estado em primeiro lugar sua politica atrassada está em ruinas. O estado precisa caminhar no rumo do desenvolviento e o deputado Getulio Rêgo trava este progresso.