quinta-feira, 17 de junho de 2010

São Pedro de Venha-Ver




O Arraiá já está sendo montado para a realização da 14ª edição da Festa de São Pedro/ 2010, da cidade do Venha Ver. Bandeiras e balões multicoloridos já enfeitam a cidade, que promove o maior e tradicional festejo a este Santo, de toda região do alto-oeste potiguar..

Em todas as escolas serão realizadas pesquisas e trabalhos desenvolvidos para a perpetuação da cultura do folclore local, enaltecendo os santos juninos. Quadrilhas juninas serão apresentadas nos espaços escolares.

Os grupos do PETI e dos Idosos, farão também as suas apresentações culturais.

Toda a população se envolve neste momento, pois é grande a participação local, como também de visitantes e filhos ausentes que retornam a cidade de diversas partes do país, para viverem dias intensos juntos a seus familiares, numa prova incontestável da preservação da cultura local.

Comidas típicas são degustadas em abundância, pois já é uma tradição entre os venhaveenses, o hábito de receber bem seus convidados e turistas. Todos podem desfrutar de uma gastronomia rica e variada, onde se destacam os seguintes pratos: mucunzá, galinha caipira e cabidela, arroz de leite, baião de dois, além dos pratos típicos da época junina, sendo eles pamonha, canjica, bolo de milho, fubá, como também milhos cozidos e assados. Uma bebida típica da ocasião o Aluá, produzido com a fruta do Ananá, parecido com o Abacaxi é bastante consumido neste período.

A Prefeitura Municipal de Venha Ver, através do seu Prefeito Expedito Salviano, contratou as bandas FERRO NA BONECA, MALA MANSA E ANÍZIO JÚNIOR, para abrilhantar a festa, que terá 08 horas de muita animação,só terminando com o sol já a pino.

Caravanas de todas as cidades circunvizinhas já prometem marcar presença nesta grande festa, já inserida no calendário sócio-cultural do estado do Rio Grande do Norte.