domingo, 8 de agosto de 2010

Lula ficou triste por não participar do debate

Antes de sair para a posse do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ficou triste, porque não participou do debate dos presidenciáveis, na última quinta-feira, na Band.

Lula lembrou que desde 1989 tem participado de todos os debates, mas, na campanha da reeleição em 2006, fez isso apenas no segundo turno.

- Acompanhei o debate. Eu fiquei triste, porque é a primeira vez desde 1989 que não estou debatendo. Fiquei sinceramente frustrado de não me ver ali de pé debatendo. Na geração de vocês, vocês não conseguiram ver nenhum debate a presidente que eu não estivesse debatendo. Eu acho que eu sou o brasileiro que mais participou de debate em campanha eleitoral - afirmou Lula.

O presidente elogiou o nível do debate, do qual participaram os candidatos Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSol). Para Lula, a qualidade do debate depende das perguntas feitas pelos candidatos a seus advserários. Mas ele disse ser normal os candidatos ficarem ansiosos.

- No debate, é normal que as pessoas fiquem ansiosas, porque é sempre uma novidade. Eu já debati com Serra, com tantas outras pessoas, mas acho que o debate foi em um nível bom, num nível de respeito. Eu acho que o debate é importante para o telespectador. Acho que as perguntas foram respeitosas de um candidato para outro. Obviamente que sempre tem um que quer marcar posição mais forte do que o outro - disse Lula.

O presidente aprovou o desempenho dos quatro candidatos:

- Acho que todos passaram no teste. Foi o primeiro de uma série. Acho que isso é importante, porque vai consolidando a democracia no Brasil e vai sendo bom para todos nós.