quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Falta Pouco pro 2º Turno. vamos a vitoria" Diz Iberê

Após fazer as contas e descobrir a situação dos candidatos ao governo de acordo com o percentual de votos válidos da última pesquisa Start/Fiern/CORREIO DA TARDE, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) disse estar confiante para levar a disputa para o segundo turno. Em entrevista ao CORREIO DA TARDE, ele declarou que o segundo turno já é uma realidade. "As pesquisas da segunda quinzena de setembro já deverão mostrar a consolidação do segundo turno", previu o candidato.



O cálculo dos votos válidos é feito levando em consideração somente o percentual dos candidatos, ou seja, excluindo indecisos, nulos e brancos. Para ganhar a eleição no primeiro turno, o candidato precisa atingir mais de 50% dos votos válidos.


De acordo com a última pesquisa publicada por este vespertino, sob essa perspectiva, a candidata Rosalba Ciarlini (DEM) tem 53,9% dos votos. Iberê aparece com 29,5%. Carlos Eduardo (PDT) chega aos 15%.


O governador avalia os números positivamente. "Tenho sido o ínico candidato que cresce nas pesquisas. Faltam menos de 4% para que possamos chegar lá, se observarmos os votos válidos. Temos recebido adesões e percebido uma evolução muito boa no quadro eleitoral", avaliou o pessebista. Para ele, o trabalho que tem realizado desde que assumiu o governo tem sido bem recebido pela população.


Iberê tenta repetir neste ano o que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) fez em 2006, quando começou com 23% de desvantagem em relação ao senador Garibaldi Filho (PMDB) e acabou revertendo o quadro, levando a eleição para o segundo turno e vencendo a disputa. No início de setembro de 2006, a vantagem de Garibaldi para Wilma era maior do que a de Rosalba para os demais candidatos hoje.


Rosalba Ciarlini "esquece" de ataques que fez ao governo


Ao se defender das críticas que vem recebendo dos adversários no horário eleitoral, a candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) "esqueceu" da linha de ataques contra a gestão do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) que sua campanha segue desde o início.


Os programas de Iberê e dos também concorrentes Bartô (PRTB) e Carlos Eduardo (PDT) criticaram a administração de Rosalba à frente de Mossoró. Iberê mostrou o abandono dos bairros da periferia. Carlos focou nas falhas da saúde. E Bartô destacou os processos por improbidade administrativa respondidos pela candidata.