sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Começa a Cruzada da Literatura e do Livro em Janduís e Patu‏

A Cruzada da Literatura e do Livro é um dos projetos a que a Funarte concedeu uma de suas Bolsas de Circulação Literária em 2010. Essas bolsas são incentivos à promoção e difusão da literatura nacional no âmbito dos Territórios da Cidadania.

O projeto está sendo implantado em alguns municípios do Oeste Potiguar que fazem parte dos Território da Cidadania do Rio Grande do Norte. O objetivo é reunir escritores estreantes das cidades de Janduis, Patu, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado e Umarizal.

Inicialmente, o trabalho será realizado nos municípios de Janduís e Patu, com 15 vagas disponíveis para os escritores de cada cidade.

O trabalho consiste em dar formação, produzir e editar duas antologias com escritores da região, a partir de uma pesquisa consistente da literatura oral e dos ícones disponíveis para as explorações da arte literária. Além de explorar os mores do inconsciente coletivo e do imaginário locais, a Cruzada da Literatura e do Livro vai mergulhar na literatura contemporânea, seus modos de fazer e seus patamares críticos. Os idealizadores do projeto esperam, com isso, ajudar a construir parâmetros locais para uma história viva e uma literatura desejada e possível.

O professor Antônio Leal que está desenvolvendo o projeto vem de marcante experiência de educador realizada na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, a partir de onde lançou o seu primeiro livro – Fala Maria Favela. E foi a partir dessa experiência com a aprendizagem da escrita que ele se tornou escritor.

"Acreditamos poder vislumbrar a literatura necessária presente nos trabalhos de alguns profissionais e de alguns livre-circuladores da arte e da literatura. Todos aqueles que tangenciam a alma da palavra e da escrita – os professores-escritores, os emboladores e repentistas, os declamadores anônimos, os leitores-silenciosos e obstinados, os loucos, os apaixonados, os visitadores costumases das escritas das pedras na região, os psicólogos que sempre tangenciam as almas e as escutam, os que contam e inventam o anedotário da cidade, o pessoal do teatro, os artistas das feiras, os adivinhadores e inventores da cultura imaterial", afirma o professor Antônio Leal.

A Cruzada da Literatura e do Livro será realizada pela Coluna Cult Brasil – Antonio Leal, Graça Leal, Maíra Leal e Gil Leal, militantes da cultura em Natal e que ao longo dos anos carregam e defendem essa bandeira pelo país afora.

O projeto teve início com uma palestra inaugural na XVIII Semena Pedagógica em Janduís. A Cruzada da Literatura e do Livro terá o seguinte cronograma: 1ª. semana: de manhã – Vivências e Jogos Escriturais; de tarde – produção textual. 2ª. semana: de manhã – oficina de edição de textos; de tarde – digitação, revisão página a página, produção da capa e acompanhamento gráfico e montagem do livro. No sábado, lançamento do livro com festa dos autores, dos outros artistas e da comunidade que gosta da arte.
Para mais informações sobre o projeto acesse: http://cruzadaliteraturaelivro.com/

Ou entre em contato com o Professor Antônio Leal: (84) 9960-1472