O Ministério Público Eleitoral, através da Procuradoria Regional Eleitoral no RN, denunciou o prefeito da cidade de Paraná-RN, Geraldo Alexandre Maia (conhecido por Geraldo de Duca), a primeira-dama, o vice-prefeito José Alberlânio Abrantes de Souza, o vereador Valdir Pordeus Fernandes, foram sete pessoas, ao total.
Eles são acusados de compra de votos durante as eleições de 2008. Os eleitores que venderam o voto também foram denunciados, considerando que o crime consiste em dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber vantagem para obter ou dar voto, ainda que a oferta não seja aceita.
Compra e venda de votos é crime que pode ser punido com reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa. A denúncia assinada pelo procurador regional eleitoral substituto Paulo Sérgio Rocha.
Nota do blog: Caso seja julgado a tempo, além das sanções penais, o prefeito poderá perder o mandato. Esse é mais um caso de uso do poder econômico nas eleições do Rio Grande do Norte...
O último desses foi registrado no município de São Francisco do Oeste, quando o prefeito e o vice perderam os mandatos. A cidade já elegeu novo prefeito.
Blog do Jean Carlos