quinta-feira, 17 de março de 2011

Sarampo no Brasil bate recorde e Estado da Paraíba é o mais afetado

OESTE – Depois de ficar três anos sem ter casos de sarampo, em 2010 o Brasil bateu o recorde de registros da enfermidade na década. De acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 68 casos em três Estados. O Estado que contabiliza o maior número de casos é a Paraíba, com 57 casos. Os outros ocorreram no Rio Grande do Sul (8) e Pará (3). Desde 2001, o ano com mais casos de sarampo no país foi 2006, com 57.

 
Em 2010 o Brasil pediu à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da doença. O Ministério da Saúde, todavia, assegura que o pedido não está comprometido, pois "é esperado que casos importados de sarampo ainda ocorram no Brasil, uma vez que há surtos da doença em vários países do mundo".

 
O Ministério da Saúde garante que não há no país uma "transmissão sustentada" da doença, o que só ocorre se forem registrados casos do mesmo vírus ao longo de doze meses. Após análise laboratorial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), todos os casos foram classificados como decorrentes de vírus "importados".

 
Os casos do Estado do Pará foram do vírus D4 e os dos Estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba foram do vírus B3, ambos similares aos de circulação na Argentina e África do Sul.

 
Desde 2000, o Brasil interrompeu a circulação autóctone do sarampo. Todos os casos registrados nestes anos têm sido importados, como ocorre em países das Américas. A doença ainda existe em países da Europa, Ásia e África.

A Doença:

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus do gênero Morbillivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

 
Essa doença é conhecida por atacar crianças, mas isso é um grande mito já que a doença afeta as pessoas que não tomaram a vacina e que possuem o sistema imunológico fraco. Em gestantes o sarampo é tido como uma doença muito grave já que pode causar o aborto ou mesmo um parto prematuro.

Sintomas:

Os principais sintomas do sarampo são tosse, febre, mal-estar, dores no corpo, conjuntivite, coriza, perda de apetite e manchas avermelhadas na pele. Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.