segunda-feira, 11 de abril de 2011

Em cada 15 que elogiam, pelo menos 14 mentem

A máxima é atribuída àqueles que gostam de puxa-saquismo, bajulação. Não sou e nem faço tipo para ser bajulador. A quem espera de mim bajulação ou puxa-saquismo tire o cavalinho da chuva, dinheiro não me compra.


 
Uma vez tive que dizer isso a um amigo “Seu dinheiro é seu e só serve para você mesmo, a mim ele não serve e não tem nenhuma importância”


 
Veja o Príncipe Cap. XXII: "uma peste": "Refiro-me aos aduladores, tão abundantes nas cortes; porque tanto compraz aos homens serem elogiados, e de tal forma se enganam, que dificilmente se defendem desta peste".


 
O poder é séquito de atributos sociais que neles estão pendurados como o status, o prestígio social, as oportunidades de negócio, a satisfação da vaidade pessoal, o sentido de importância pessoal, a condição de celebridade, a capacidade de fazer valer sua vontade sobre outros, para citar apenas os mais óbvios.


 
Mazarim diz sobre os aduladores: “Falas sempre com um ar de sinceridade”


 
"O único modo de evitar as bajulações consiste em que as pessoas entendam que não o ofendem por dizer-lhe a verdade.". Maquiavel


 
Aquele que tem pretensões na vida política deveria ter sempre ao seu lado homem inteligentes e sábios, invés de bajuladores que mesmo sem concordar ainda abençoam e dizem sim. Estas pessoas devem ter sempre a permissão para lhes falar a verdade, desde que seja perguntado.