domingo, 8 de maio de 2011

primeira-dama Eustânia Salviano faz festa para mães do Venha - Ver

A Prefeitura de Venha-Ver promove a partir deste sábado, dia 07 de maio a entrega de presentes para todas as mães do município. O evento coordenado pela primeira-dama Eustânia Salviano, mobilizará todas as secretarias municipais, para comemorar o Dia das Mães, tradicionalmente celebrado no segundo domingo do mês de maio. A justa homenagem às mães venhaveenses, conta com o apoio do Prefeito Constitucional Expedito Salviano, e do Vice-prefeito Ellan Fernandes,que aproveitam a ocasião para parabenizar a todas mães: executivas, educadoras, trabalhadoras dos mais diversos segmentos, batalhadoras e exemplos de dedicação, e de abnegado amor incondicional.

 
Durante toda a semana, diversas atividades foram realizadas: A Secretaria de Educação do município, comandada pela Profa. Euba Nadja Reis, disponibilizou momentos nas escolas municipais, oficinas para confecção de cartazes, e cartões alusivos a grande data, havendo também a dramatização e leitura do poema "Mãe", de Mário Quintana . No grupo de Idosos Mãe Cabocla, ligado a Secretaria Municipal de Ação Social, comandada pelo Secretário Coroinha e, coordenado pela servidora Miguelina Duarte, foram realizadas algumas ações, destacando-se: verificação de pressão arterial, palestra com fisioterapeuta, dança e aproveitando a ocasião, vacinação dos mesmos. Em seguida, foram feitas apresentações musicais com a participação do grupo de crianças do PETI.

 
A justa homenagem às mães venhaveenses é uma iniciativa da Secretária Eustânia Maria Fernandes Salviano, juntamente com a parceria de todas as secretarias da cidade do Venha-Ver.

 
A tradição de comemorar o Dia das Mães remonta ao tempo da mitologia grega, período em que era comum a realização de festas em homenagem a Réia, mãe dos deuses. Em Roma , a festa, denominada Matronalia, era realizada no início do mês de março.

 
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. A oficialização aconteceu em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.


 
O Prefeito Expedito Salviano saúda a todas as mães, parabenizando-as e desejando a todas muitas felicidades.