quinta-feira, 8 de março de 2012

Gustavo Fernandes faz homenagem às mulheres na Assembleia Legislativa do RN



O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) homenageou as mulheres potiguares, na Assembleia Legislativa do RN, por meio de um requerimento, solicitando “moção de congratulação”, em referência ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março.
 
O documento foi enviado às principais entidades feministas do Estado, como Coletivo Leila Diniz, Fórum de Mulheres do RN, Grupo Autônomo de Mulheres, ONG Canto Jovem, em Natal, e Centro Feminista Oito de Março, de Mossoró, assim como às principais líderes políticas norte-riograndenses: a governadora Rosalba Ciarlini, as prefeitas de Natal, Micarla de Sousa, e Mossoró, Fafá Rosado, as companheiras parlamentares Gesane Marinho, Larissa Rosado e Márcia Maia, além das mulheres com militância nos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado.

“Como neto de Lindalva Torquato Fernandes - a segunda deputada do Rio Grande do Norte e a primeira mulher a ser conselheira de Tribunal de Contas no País - não poderia deixar de lembrar desta data tão importante”, observa Gustavo.

Homenagear entidades voltadas aos direitos da mulher e ao movimento feminista, assim como líderes femininas potiguares, no dia 8 de março, se faz necessário uma vez que o Rio Grande do Norte é marcado pelo destaque às figuras femininas. Foi o primeiro Estado do Brasil a eleger uma mulher para ocupar um cargo no executivo, na cidade de Lajes, em 1928, tempo que as mulheres nem mesmo poderiam votar. Tal pioneirismo se repetiu por todo o Estado e País, anos depois. Até hoje, existem mulheres em cargos públicos significativos. 

O feminismo, no Brasil, com cerca de três décadas conseguiu resultados práticos, como, por exemplo, ter instituído a violência contra as mulheres como um problema político, social e teórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.