via S.O.S. Antônio Martins:
Sem manutenção ou reforma, há pelo menos três anos e meio, o Açougue Municipal administrado pela Prefeitura de Antonio Martins, encontra-se em absoluto estado de deterioração.
O abandono do local e a falta de higiene são bastante visíveis e trazem sérias preocupações quanto à qualidade do produto que é consumido pela população do município e até da região.
As carnes são tratadas sem nenhum asseio, ficando expostas em cima de uma mesa de alvenaria e em seguida penduradas em ganchos, numa parede descascada, com o reboco caindo e recoberta de salitre.
O piso de cimento aparente é muito sujo, com manchas de sangue por todos os lados e, como se isso tudo não bastasse, o local exala um insuportável mau cheiro.
Em dias de muita movimentação, a situação se agrava ainda mais, com a falta de água para fazer a limpeza do ambiente, que tem sido feita de forma precária, com a ajuda de baldes.
Para piorar de vez, o local ainda sofre com o descaso e a omissão da Secretaria Municipal de Saúde de Antonio Martins, que é quem deveria fazer a fiscalização dos produtos ali comercializados e consumidos, mas faz vista grossa para os riscos que a população corre de ser contaminada por bactérias oportunistas, que podem provocar infecções gastrointestinais, manifestadas por dores abdominais, diarréia, vômito e outros sintomas, que, dependendo da resistência do organismo, podem até levar à morte.
Quando tratada em ambientes sem qualquer tipo de higiene, a carne pode atuar, ainda, como veículo de transmissão da tuberculose, brucelose e cisticercose, doenças transmitidas aos seres humanos. Nada disso parece ser levado em consideração pela Prefeitura de Antonio Martins. Devido ao estado de total abandono, o local pode agora sofrer interdição por parte do Idiarn, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.