segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CARTA AOS PAUFERRENSES


Aos candidatos e à população

DO QUE POSSO REFLETIR DA CAMPANHA ELEITORAL E DA MORTE NO TRÂNSITO DE PAU DOS FERROS

Acabei de saber do acidante fatal em Pau dos Ferros, envolvendo motorista provalmente bêbado e insegurança no trânsito.

O acidente ocorreu em pleno acontecimento das espetaculares, porque pomposas e festivas, passeatas-carreatas que ocorrem nos diferentes grupos políticos com candidaturas para gestão de Pau dos Ferros.

Essa não é a primeira morte no trânsito e nem será a última. Nas proximidades da UERN e do IFRN temos passado por problemas graves, com diversas mortes, no trânsito daquela região. UERN e IFRN já fizeram até passeatas pedindo providências das autoridades responsáveis. Hoje à tarde uma professora da UERN, coordenadora do Curso de História do PARFOR/CAMEAM, e uma professora da UFRN, também sofreram acidente de trânsito na BR-405, devido buracos próximo a Tabuleiro Grande

Conheço os quatro candidatos das chapas majoritárias, e sei o quanto todos eles não queriam jamais que uma situação como essa ocorresse, por isso acredito que não é partidarizando um problema tão sério em Pau dos Ferros que vamos encontrar a solução.

Em vez de debate personificado, sugiro:

1. Tirar essa discussão do âmbito estritamente partidário, eleitoreiro, e levá-lo para o de políticas públicas de segurança no trânsito e de manutenção de rodovias municipais, estaduais e federais;

2. Propor aos candidatos que, considerando esses problemas tão visíveis e tão sérios, que os dois apresentem PROPOSTAS OBJETIVAS para a melhoria da SEGURANÇA NO TRÂNSITO de Pau dos Ferros e das rodovias de nossa região;

3. Sugerir ao amigos virtuais, do fecebook, e de outras redes sociais, para trazer para a grande rede propostas concretas, para que a sociedade possa analisar e para que os candidatos possam debater e formular suas propostas com base no debate. Os nossos representantes são o que queremos que eles sejam. Vamos discutir e pedir a inclusão, nas CARTAS-PROGRAMAS dos candidatos, de questões como:

I - POLITICAS DE MEIO AMBIENTE: REVITALIZAÇÃO DO AÇUDE 25 DE MARÇO, ARBORIZAÇÃO, LIXO NO RIO APODI-MOSSORÓ ETC;

II -  POLITICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL, COM ESCOLAS E CRECHES EM TEMPO INTEGRAL PARA OS FILHOS DAS FAMÍLIAS DAS CLASSES POPULARES; EDUCAÇÃO DO CAMPO; FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE ETC;

III -  POLÍTICAS DE ESPORTE E LAZER NOS BAIRROS, COM AMPLIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS COM ESPAÇOS ADEQUADOS À EDUCAÇÃO E EXERCÍCOS FÍSICOS, ENTRE MUITAS OUTRAS QUESTÕES DA ÁREA;

IV -  POLÍTICAS PARA TRANSPORTE COLETIVO, COM ÔNIBUS OU MICRO-ÔNIBUS CIRCULANDO EM LOCAIS ESTRATÉGICOS, EM HORÁRIOS PLANEJADOS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO, PARA QUE FILHOS DE POBRES POSSAM, POR EXEMPLO, ASSITIR AULAS NA UNIVERSIDADE, NA CERTEZA DE QUE NÃO TERÁ DE RETORNAR A PÉ OU PEDINDO CARONA;

V -  POLÍTICA DE CULTURA PARA O MUNÍPIO, PARA QUE OS PAUFERRENSES DAS CLASSES POPULARES, QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE VIAJAR, POSSAM ENTRAR EM UM TEATRO, ASSISTIR UM GRANDE ESPETÁCULO, EMOCIONAR-SE COM OS SONS PRODUZIDOS POR UM PIANO; PARA QUE PAU DOS FERROS POSSA TER UM GRANDE MUSEU, UM CINEMA, UM CENTRO DE EXPOSIÇÕES; QUEA POPULAÇÃO POSSA PRESENCIAR FESTIVAIS DE TEATRO E MÚSICA ETC ETC ETC;

VI - POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, COM MAIS MEDICAÇÕES NOS POSTOS, MAIS MÉDICOS, AMPLIAÇÃO DA SAÚDE NA FAMÍLIA, PROPOSTAS CONCRETAS PARA INTERVENÇÃO/MEDIAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL, JUNTO AOS RESPONSÁVEIS, NO ESTADO OU NO GOVERNO FEDERAL, PARA QUE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E UTI FUNCIONEM EM PAU DOS FERROS ETC.

São muitas as propostas que poderíamos ver sendo discutidas nas redes sociais. Mas me entristece o acirramento da campanha em aspectos e personificações que não trazem nenhum benefício a nossa população. Precisamos, em Pau dos Ferros, de campanhas propositivas, com questionamentos de ações e projetos, tendo outros/as como possíveis soluções.

Tenho muito respeito pelos quatro candidatos, conheco-os há muito tempo, sei da seriedade dos mesmos, por isso peço que deem novos rumos às campanhas eleitorais pauferrenses.

Coloco-me (como pauferrense adotado, agricultor, professor e gestor público) à disposição de qualquer candidado (legislativo e executivo) que queira discutir projetos para melhoria de Pau dos Feros e que aceite a nossa mais simples contribuição para colocar grandes propostas, na área de politicas públicas, no foco do debate. Já fizemos isso em grandes projetos que traziam benefício para Pau dos Ferros, como nas lutas da UFERSA e do IFRN. E ajudarei a qualquer candidato, mas sem vestir nenhuma cor partidária. Estamos disponíveis para contribuir, por mais limitada que seja a nossa ajuda, com ideias e ações que de fato sejam pertinentes para melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos. E sonho em ver um grande debate, nessa rede social, de um grande projeto estruTUrante para Pau dos Ferros. Ficaria muito feliz se isso ocorresse. Mas me entristece em ver o rumo do debate dessa campanha. Se só queremos pão e circo, seja qual for o candidado eleito, a tendência é que ele traga somente pão e circo.

Abraços a todos os candidatos e aos meus conterrâneos. Essas palavras foram somente no intuito de trazer outras questões, mais gerais e propositivas, para o debate e para a eleição municipal.

Atenciosamente,
Gilton Sampaio de Souza
(Da Alagoinha, do Riacho do Meio, do Arizona e do Paraíso).
Nota do Blog: Quero Parabenizar o professor Gilton Sampaio pelo excelente texto e também pela contribuição para construirmos a cada dia uma Pau dos Ferros melhor. 
Se eu me atreve-se a mexer no seu texto amigo, acrescentaria apenas uma informação. Nós temos dois candidatos nas ruas disputando a preferência do eleitorado. 
O candidato Bráulio Figueiredo tem levado para as familias de Pau dos Ferros várias propostas, inclusive vem buscando discutir estas propostas com a população, o outro candidato só tem uma proposta continuar,mas continuar o que? Os mesmos erros que a atual administração está cometendo? será que Fabrício pensa em lesar o INSS? favorecer apenas as empresas familiar? deixar uma obra como a creche modelo parada por mais de 4 anos? as obras inacabadas como o esgoto do Supermercado Queiroz? minhas preocupações são com este continuísmo.
Continuìsmo - "Doutrina ou manobra política tendente à perpetuação, no poder, de uma pessoa ou de um grupo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.