terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dr. Severiano é castigado pela seca e a falta de àgua.

 

A estiagem prolongada vem agravando a situação do campo em inúmeros municípios e, em alguns casos, a falta d´água está atingindo inclusive a área urbana, como é o caso da cidade de Dr. Severiano, localizada na região serrana no Alto-Oeste, cujo abastecimento se processa através de açudes.

Açudes como Bom Sucesso, Pé de Serra e Vassouras, reservatórios essenciais, estão secando rapidamente devido à temperatura alta que castiga o sertão. Outros reservatórios como os artesanais cacimbões já perderam a utilidade, pois estão sem água já há algum tempo.

Ao assumir o comando do município, no início deste mês, o prefeito Carlos Aquino (PSB) se deparou com o problema e o elegeu como prioridade. “Comecei a procurar uma solução rápida”, disse ele, afirmando que procurou de imediato uma forma de amenizar o sofrimento da população. Foi várias vezes a Natal levar o caso ao governo estadual até conseguir, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), uma solução provisória.

O único reservatório que dispunha de maior quantidade de água é o açude Carcará, numa propriedade rural. “O dono foi muito sensível e permitiu que a Prefeitura tirasse água de lá”, frisou Carlos Aquino, ressaltando que, através da parceria com a Caern, conseguiu a encanação para um ponto central e de lá fazer a distribuição da água para as residências.

“Hoje podemos dizer que a situação está normalizada momentaneamente”, enfatizou o prefeito, explicando que o volume de água do açude Carcará garante o abastecimento da cidade durante cerca de apenas dois meses. Depois disso, o problema volta certamente com mais agravante, pois se não chover bem até lá não sabe ainda o que fazer.

“Vou bater em todas as portas, vou a governo estadual, a Brasília, mas não posso deixar a população nesse sofrimento”, completou. Segundo Carlos Aquino, o problema só se resolve definitivamente com a perfuração de poços.
 
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.