quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Hospital de São Bento - PB SUCATEADO

Hospital e Maternidade Maria Paulino Lucio se encontra sucateado e profissionais de saúde tem que virar para dar um bom atendimento.
 
Nesta semana estivemos no hospital de nossa cidade em busca de atendimento, o que foi prontamente feito, mas não deixamos de reparar alguns problemas aquele hospital apresenta.

Já começam na entrada, faltam lugares para as pessoas sentarem, a sala de espera é muito pequena e não há uma refrigeração adequada, apenas ventiladores.

Não existe controle de entrada e saída de pessoas dentro do hospital, qualquer um pode entrar.

Nos quartos as camas estão velhas e enferrujadas, faltam lençóis e travesseiros para os pacientes, para os acompanhantes apenas uma cadeira de ferro para se sentar, não há leitos suficientes para atender a demanda, os quartos sempre cheios, sem ar-condicionado, apenas ventiladores que muitas vezes não da vazão ao forte calor.

Não existe UTI e nem CTI, casos mais graves são encaminhados para cidades como Patos, Campina Grande ou até mesmo João Pessoa. Não existe UTI neonatal, existem apenas 1 incubadora em funcionamento, então se houver um parto prematuro em nossa cidade, tem que ser encaminhada para outra localidade , na maternidade onde as mães descansam após o parto, às vezes não há leitos suficientes tem que alocar em outros quartos com outros tipos de pacientes. Ao todo o Hospital só dispoe de apenas 36 leitos, os profissionais de saúde tem que sempre se viraram para prestar um serviço de qualidade, que só não podem ser melhores devido à falta de estrutura

Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, São Bento recebeu em 2012 quase 7 milhões de reais destinados a saúde, na verdade exatos R$ 6.900.985,48, e outros 12.777.144,57 de FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS. Numa soma total e todos os repasses federais, estaduais e municipais, até novembro 2012 São Bento teve uma receita de R$ 41.347.907,70, quase 42 milhões de reais.

Fica a pergunta, O que falta em nossa cidade para a saúde melhorar? Lembrando que a atual Secretaria de Saúde é a mesma há 12 anos, e naquele HOSPITAL os problemas continuam sem solução.

Como diz o filosofo Heráclito “Nada existe de permanente a não ser a mudança.”

O espaço fica aberto para quaisquer esclarecimentos

 Fonte: São Bento em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.