Matéria veinculada no Jornal Folha Regional
Olho D’água dos Borges ultimamente tem se tornado ainda mais conhecida por seu filho ilustre o poeta-sanfoneiro Dorgival Dantas estar levando o bom forró pelo Brasil afora, aonde ele chega faz questão de lembrar-se de onde é. Se bem que o cidadão olhodaguense também tem tido orgulho de onde nasceu pelos anos que vem passando, e a gestão municipal comandada pelo prefeito Brenno Queiroga é responsável por isso.
Era segunda semana do mês de Abril de 2013 e o gestor esteve conversando exclusivamente com a reportagem do Folha Regional sobre o seu trabalho. Brenno foi eleito para governar quatro anos à frente do município em Outubro passado. Ele que tomou posse em Janeiro que passou fez uma análise concisa de como tem se portado até agora os cem primeiros dias deste novo quadriênio.
Honestidade das palavras foi destaque e o mandatário afirmou o que acha até então do trabalho no governo Brenno II. “Até agora não tem muito resultado visível para a população. Mas nosso trabalho está intenso no município”, afirmou. Porém em seguida o próprio mostrou o teve de serviço prestado para os seus conterrâneos. Ainda segundo ele as principais esferas do serviço público estão sendo atingidas.
“Estamos trabalhando vários projetos, como obras de infraestrutura, ações na área de saúde, educação e assistência social. Já estivemos com esses projetos que foram aprovados para a vinda de recursos nos ministérios da educação e saúde”, completou. O detalhe é que Brenno demonstrou que é capaz de trabalhar mesmo concedendo entrevista já que o mesmo analisava documentos de serviços prestados enquanto concedia a entrevista.
O que está sendo feito foi seguidamente listado pelo prefeito que mostrou ser bem bom de papo com a imprensa. “Recentemente nós conseguimos 10 milhões de reais de cadastro para recursos da cidade”, confirmando no final com uma frase importante. “Esses três primeiros meses foram de garantir receitas para que a cidade tivesse uma vida melhor”, destacou o jovem gestor.
Recentemente o TCE-RN (Tribunal de Contas do Estado) divulgou que diversos municípios têm obras sendo executadas sem recursos empenhados e isso pode gerar bolas de neve. Se por coincidência ou não, o tema foi pauta da fala de Queiroga com a reportagem. “Nós estamos avançados em projetos, documentos e prestação de contas. Aqui todas as obras têm recursos e faz com que elas não parem”, ressaltou.
O prefeito disse ainda que Austeridade terá marca na sua gestão de oito anos e que crescimento é uma palavra forte no seu dicionário. “Sentimos e conhecemos o que tem na cidade. Para que Olho D’água cresça cada vez mais. Nós temos conseguido atender a questão de demanda importante como a de saúde de Olho D’água nesse começo”, disse. Sobre saúde ainda Brenno disse o que já fez em 2013 em apenas quatro meses. “Já adquirimos ambulância e o estado vai mandar uma UTI móvel e reforma do hospital, tenho lutado bastante”, falou.
Citando infraestrutura como uma das quatro esferas base dele no governo. O mesmo fez questão de trazer dados ligados a esta pasta que interagem com a educação municipal. “Quatro escolas estão sendo reformadas. Ações relevantes como esta ainda tem, por exemplo, que, o município dobrou matriculas de 350 para 600. No MEC conseguimos prêmios de notebooks para os alunos”, esclareceu.
Sobre infraestrutura ainda obras como estádio de futebol, o asfalto para a vizinha cidade de Umarizal, quarenta casas e uma praça em frente ao cemitério estão sendo já construídos, ainda naquelas obras com recursos dentro das contas. Fora isso ele diz, “Estamos brigando por emendas parlamentares para o município. Nossa principal demanda é um abatedouro municipal e o mercado publico”.
Brenno Queiroga fez questão de lembrar ainda que seu trabalho é árduo, mas poderia ser pior se não tivesse recebido uma prefeitura saneada. “No inicio o trabalho foi facilitado na questão administrativa por estar numa cidade enxuta e organizada”, afirmou. Porém o gestor confirmou que para o melhor ainda pode haver mudanças em breve de coisas pequeninas. “Vamos fazer algumas alterações na gestão. Conhecemos os secretários, nossos auxiliares e o potencial do município, é mais fácil”, lembrou.
Não diferente do Nordeste Olho D’água dos Borges sofre com a estiagem e a municipalização da gestão de recursos hídricos está em pauta na cidade. “Água para o cidadão municipal. A seca extinguiu nossa única fonte. O trabalho tá sendo árduo, mas temos trabalhado e a água chegou a Olho D’água de uma adutora que existia em construção devido a nossa observação. Ano que vem não estaremos mais tão sensíveis à seca devido ao nosso trabalho. No abastecimento a CAERN é quem tem a responsabilidade, mas ações da cidade existem. O exercito já confirmou que virão mais carros pipa. A Municipalização da água é tema ainda e os entraves da CAERN, fazem com que o pensamento seja firme e se o serviço não for prestado com qualidade os acontecimentos devem vir”, confirmou Brenno. Ainda foi dito que nestas ações de combate aos efeitos foram conseguidos cestas básicas para a cidade com o exército.
Sobre ainda àqueles recursos que vem para Olho D’água com convênios federais, as benesses geram ainda empregos para os munícipes e Brenno diz que isso tudo foi pensado lá atrás. “No inicio do mandato eu trouxe: qualificação profissional com cursos de pedreiro, eletricista, encanador. Os recursos geram emprego na cidade”, confirmou.
Por fim ele confirma que nisso o trabalho também continua. “O tempo nos atrapalha, mas devemos trazer Alpargatas e Hering para cá. Com isso vamos gerar empregos para a classe feminina municipal”, detalhou.
O mesmo ainda disse que hoje em dia é mais fácil devido a tudo que já foi feito. “O município tem mais rapidez para atender as demandas da cidade por estar com mais qualidade administrativa. Salários nunca foram atrasados pela atual administração”, disse.
Brenno se disse incansável pelo trabalho. “O prefeito trabalha de oito da manhã a dez da noite todos os dias”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.