terça-feira, 6 de maio de 2014

Bolsa Família tem dado dignidade a milhões de brasileiros

Por Rostand Lucena.

O anuncio de um reajuste de 10% no valor de beneficio do programa Bolsa Família, feito pela presidente Dilma, suscitou o debate sobre o maior programa de distribuição de renda já feito neste país.

É grotesco como algumas pessoas, em especial da classe média, abordam o assunto. É de corar ver gente que teve a oportunidade de esquentar banco de universidade se opor a um programa que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Os argumentos são os mais frágeis possíveis. Tudo, ou quase tudo, é valido para tentar tolher o alívio da situação alheia.

Infelizmente, já ouvi gente classificar o programa de “Bolsa Esmola” e, de forma pejorativa, dizer que os que recebem o beneficio “não querem mais trabalhar”.

Para mim, o cerne da questão é que o Bolsa Família tem dado dignidade a milhões de brasileiros. Talvez resida ai o problema de muita gente se beneficiava com a miséria dos outros.

Basta ver que com o benefício do Bolsa Família, milhões de mulheres trabalhadoras passaram a ter a opção de não se sujeitar as migalhas oferecidas pela classe média para tê-las como empregadas domésticas em regime de semiescravidão. Vários desses que são contra o programa de distribuição de renda do governo federal pagavam bem menos do que um salário mínimo para a empregada doméstica, sem carteira assinada, sem recolher FGTS, sem contribuir com o INSS, sem direito a férias, sem décimo terceiro, com jornada de trabalho excessiva, sem intervalo para as refeições, algumas pernoitando no ambiente de trabalho. Após vários anos de trabalho bastava mandar embora, sem que o trabalhador recebesse indenização. Para sanguessuga, um governo que distribui renda realmente causa problema.

Alguns são tão hipócritas que vivem pregando em igrejas ou templos que somos todos irmãos, porém no cotidiano contribuem para a desigualdade social porque dela se beneficiam. Para esse tipo de gente, basta doar no final do ano uma cesta básica, um brinquedo ou uma roupa usada que já estará contribuindo para o social e passando para a sociedade a imagem de exemplo de cidadão.

Devemos lutar é para que o Governo Federal reforce o acesso a direitos sociais básicos, ampliando assim a execução do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.