quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Em São Francisco do Oeste, população interdita BR 405 durante protesto por água.


Matéria publicada pelo Jornal de Fato (Veja AQUI) destaca que os moradores do município de São Francisco do Oeste interditaram na manhã desta quinta-feira (29), um trecho da BR 405 devido a falta do abastecimento de água. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Nelson Mandela, várias solicitações foram feitas ao Governo do Estado, Prefeitura e Câmara de Vereadores de São Francisco do Oeste, contudo, nada foi resolvido.

A revolta torna-se maior porque às margens da cidade passa uma adutora de engate rápido que poderia favorecer a população. Como a população do município enfrenta sérias dificuldades de abastecimento, querem que a água que é levada pela adutora de engate da Barragem de Santa Cruz para Pau dos Ferros abasteça também a cidade de São Francisco do Oeste.

Como isto não acontece, eles fecharam a BR 405 por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (29), com paus, pneus e fogo. A Policia Rodoviária Federal foi ao local negociar com os moradores de São Francisco do Oeste. Eles argumentam que esperam a presença de representantes da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte ou do Governo estadual sobre uma posição para minimizar os efeitos da falta de água no município.
"Só vamos sair daqui se alguém da Caern ou do Governo do Estado vir falar com a gente. Queremos ações concretas para resolver o nosso problema e não somente verbalmente. Se preciso for ficaremos aqui durante todo o dia e se ninguém aparecer vamos retornar amanhã para protestar novamente até que uma solução seja feita", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Nelson Mandela ainda frisou que os poços artesianos existentes não abastecem nem 1% da população, além do açude municipal ter secado completamente. O presidente do sindicato ressalta que os moradores se valem dos carros-pipa. Porém, não são todos que tem condições de pagar. "As pessoas chegam a pagar por mi litros R$ 10,00. Aqueles que não têm vão a prefeitura que libera os carros-pipa. Mas demora um pouco, algo em torno de uma semana".
 
Política Pauferrense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.