segunda-feira, 13 de julho de 2015

Educação trabalha temática das chuvas no campo com alunos da zona rural




Alunos da Escola Municipal Francelino Granjeiro, no Sítio Conceição, apresentaram na semana passada as ações desenvolvidas no projeto “A previsão das chuvas no campo, à luz do olhar do agricultor”, coordenado pela profª. Deusineide Nazário e orientado pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação (SEDUC) do município.

Através do empenho de toda a escola, as crianças realizaram estudos bibliográficos sobre os efeitos da seca na vida do campo e as políticas públicas que amenizam essas consequências nas comunidades campesinas.

A secretária Aldacéia Oliveira ficou encantada com o estímulo das famílias em relação ao incentivo ao aprendizado e demonstrou grande satisfação no decorrer das apresentações dos trabalhos, em meio a danças. “É essa relação que edifica as nossas ações e precisamos estreitá-la cada vez mais. Precisamos ampliar os horizontes da educação no município”, comentou.

De acordo com Aldacéia, a educação no campo deve ser construída de forma que valorize os saberes das comunidades, no que diz respeito ao contexto, ao modo de ser de cada indivíduo, à cultura (organização da família, do trabalho), à maneira de ver e se relacionar com o meio ambiente. Por isso, a gestão do prefeito Fabrício Torquato empreende constantes esforços na (re) organização processual desse tipo de educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.