quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Fátima: Brasil precisa pensar na educação como um todo

Durante sua participação no seminário internacional “O desenvolvimento socioemocional e a educação”, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu, nesta terça-feira(1), que o país pense na educação como um todo, não apenas em relação às habilidades cognitivas - construção do conhecimento, do pensamento crítico e reflexivo, mas também no que se refere ao desenvolvimento das competências socioemocionais, como a capacidade de gerenciar as próprias emoções e o relacionamento com o outro.

“Precisamos avançar rumo a uma educação que tenha uma concepção humanista, solidária e cidadã; uma educação que olhe não apenas para habilidades cognitivas, mas para o ser humano como um todo, que visepreparar as crianças, os jovens e adultos para o mundo, para a vida e para o trabalho”, explicou.

A educação socioemocional não é um tema novo. Ela vem sendo debatida nas últimas décadas, em todo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem pesquisas que comprovam que, para cada dólar investido em programas de educação socioemocional, há um retorno de US$ 7 em benefícios para as pessoas que convivem com quem recebeu esse tipo de educação. Além disso, pesquisas mostram que escolas e países que investem no desenvolvimento emocional têm alcançado bons índices, como por exemplo, diminuição das taxas de evasão escolar e dos gastos com saúde.

Para o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, o Brasil precisa voltar um olhar para as competências socioemocionais. “Esse seminário trará subsídios para as nossas políticas públicas”, avaliou.
Participam também do seminário o presidente do Instituto de Projetos Sociais e Tecnológicos de São Paulo, Francisco Aparecido Cordão; do professor de Administração Pública na Universidade de Chicago, Daniel Diermeier ; do consultor em Educação de instituições públicas e privadas de educação básica, profissional e superior, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Dr. Bahij Amin Aur; e do dirigente da Six Seconds, Joshua Freedman.
O evento é organizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar Mista da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.