quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Fátima defende cadeia produtiva do livro da região Nordeste

Durante lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Autores, do Livro e da Indústria Gráfica da região do Nordeste, nesta quarta-feira (9), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que foi escolhida vice-presidenta da Frente, destacou a importância de o Congresso debater e promover ações em defesa do livro e da leitura no país. Fátima, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, elogiou a ação. “A região Nordeste tem uma diversidade cultural muito grande e conta com autores renomados. Iniciativas como essa são saudáveis, pois chama a atenção do restante do país para esses autores da Região e vem se associar ao trabalho já desenvolvido pela Frente do livro. ”, destacou.

Para a senadora, além da concorrência desigual com o mercado gráfico e editorial da região sudeste, que faz a região perder empregos, renda e ter um papel periférico nessa cadeia produtiva, o impacto cultural desse modelo traz consequências negativas no que diz respeito à exclusão intelectual, cultural e social do nordeste brasileiro na cadeia do livro, da leitura, e da literatura nacional. Ela lembrou que grandes nomes da literatura nordestina como Raquel de Queiroz, José de Alencar, Jorge Amado e José Lins do Rego só ganharam projeção nacional quando publicaram livros no Sudeste.

Fátima também pediu que o Governo Federal envie urgentemente o projeto de lei que institucionaliza o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Atualmente, a proposta está em análise na Casa Civil. “O projeto é um marco regulatório do setor e, portanto, precisa vira lei. Estamos pedindo que o Governo Federal envie a proposta até este mês de dezembro para o Congresso, para que possamos analisa-lo e aprová-lo, em 2016”, ressaltou.

A senadora defendeu ainda a aprovação do projeto de lei 49/2015 (Preço Fixo do Livro), de sua autoria, que visa a incentivar o aumento do número de livrarias e de títulos oferecidos ao consumidor, além de fomentar a leitura no país e aumentar o número de títulos ao consumidor.

A Frente Parlamentar Mista em defesa dos Autores, do Livro e da Indústria Gráfica da região do Nordeste épresidida pelo deputado Odorico Monteiro e teve apoio de 220 deputados e de 14 senadores. Além da senadora Fátima Bezerra, participaram do evento o deputado Rafael Motta, o secretário de cultura do Rio Grande do Norte, Crispiniano Neto, e a diretora da Editora Imeph, Lucinda Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.