quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

FALTA DE INVESTIMENTO COMPROMETE O CAMPUS DA UERN EM PATU

Não é de hoje que a falta de estrutura na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é tema de debates e críticas por parte de professores, técnicos administrativos e estudantes. O Campus Avançado de Patu (CAP) é um importante exemplo desta triste realidade, onde o sucateamento e a falta de condições de trabalho já vivaram rotina. Os professores denunciam que grande parte das salas não possui forro e que durante o período de chuva as goteiras tomam conta dos locais, impedindo que as aulas possam ser dadas com o mínimo de qualidade e segurança. “O retelhamento das salas é fundamental e urgente. Não podemos mais ficar com elas alagadas após cada chuva.”, afirma o representante da ADUERN em Patu, Aluisio Dutra. 
Outra reclamação dos docentes se dá em relação às condições das salas. Muitas estão repletas de cupim pelas paredes e de mofo. Aluísio Dutra comenta que a sala de vídeo do campus e o laboratório de informática estão completamente tomados pelo bolor e o cheiro forte afeta a todos que utilizam o espaço, principalmente aqueles que possuem algum tipo de alergia. É importante destacar os males à saúde causados pelo contato constante com ambientes assim, uma vez que uma série de doenças respiratórias está direta e indiretamente ligada à presença do mofo. Alguns banheiros também sofrem com o ataque do cupim e chegam a ficar inutilizados devido às péssimas condições de manutenção.
Aluísio destaca que após o processo de terceirização que acometeu a UERN, o CAP perdeu seus jardineiros, haja vista que a atual empresa impede seus funcionários (que são contratados como Auxiliares de Serviços Gerais – ASG) de atuar na jardinagem, com isso, o campus tem sido tomado pela vegetação que cresce desordenadamente.
Acervo da Biblioteca e falta de Internet – O acervo bibliográfico disponibilizado para os estudantes dos cursos do CAP também é alvo de muitas críticas por parte de toda a comunidade acadêmica. De acordo com um servidor da biblioteca local, grande parte dos livros vem através de doações e de compras feitas pelos próprios docentes, mas que ainda assim o número de livros é insuficiente e o material é desatualizado.
O representante da ADUERN em Patu denuncia que as centrais de ar da biblioteca estão na parede há mais de dois anos mas nunca foram ligadas devido aos problemas na rede elétrica, que impossibilitam sua utilização. Outra reclamação constante entre alunos e professores se dá quanto ao serviço de Internet fornecido na unidade. “Os alunos reclamam constantemente da dificuldade de entrar na Internet, muitos dependem da universidade para checar o portal do aluno e e-mails. Às vezes passamos quatro ou cinco dias seguidos sem acesso a Internet e isso é inadmissível. Já fizemos várias reclamações à administração, mas nada de mudança.”, afirma o professor.
Campus de Patu se mobiliza buscando alternativa para a falta de água 
 
A falta de água é um problema que assola todo o sertão nordestino e encontrar formas para conter esse problema é o que os professores e a direção do CAP estão buscando em sua unidade. De acordo com Aluísio Dutra o objetivo dos docentes é construir um sistema de captação das águas da chuva que seja ambientalmente sustentável e economicamente viável. A verba para a compra dos canos e materiais para efetivação do sistema, infelizmente, ainda não foi disponibilizada.
“Enfrentamos, durante o semestre passado, um colapso de água na região e sabemos que em Patu temos um bom índice de chuva que não deveria ser desperdiçado. Temos no CAP uma cisterna com capacidade para 30 mil litros de água que é abastecida com carros pipa. Essa água pode vir tranquilamente desta água de chuva captada.”, afirma Aluísio.
Ele explica que o único empecilho para a efetivação do projeto é o recurso para a compra do material que leve a água da chuva dos telhados à cisterna. Aluísio ainda afirma que ainda há a possibilidade da construção de uma cisterna de 100 mil litros no campus que possa receber toda a água captada pela chuva, a falta de investimento, porém, torna mais distante a realização destas obras.
ADUERN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.