sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Secretaria Municipal de Saúde encerrou 1º Ciclo de Ações de Combate ao AEDES AEGYPTI em Major Sales.

A prevenção é a única arma para combater o mosquito do Aedes Aegypti, e para isso é preciso unir forças: serviço de saúde x população, para que juntos possam lutar contra esse mosquito que sozinho vem causando grandes transtornos ao país. Ao longo de cada ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales trabalha incansavelmente as endemias frequentes na região, nas quais sempre se destacaram: Dengue, Doença de Chagas e Leishmaniose (Calazar). Mas, desde 2015 um novo olhar vem sendo dado a duas novas patologias que já vitimaram inúmeras pessoas: CHIKUNGUNYA e ZIKA, ambas transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti o mesmo que transmite a Dengue.

Como estratégia de prevenir e proteger a comunidade contra essas doenças, ações são planejadas e executadas cautelosamente para que o município de Major Sales não seja afetado, vale ressaltar que só as ações da Secretaria Municipal de Saúde não são suficientes, um dos requisitos mais eficazes na luta contra o “mosquito da dengue, zika e chikungunya) é a adesão e a efetiva colaboração da população.
Segue uma síntese do 1º Ciclo de Prevenção contra o Aedes Aegypti realizada em Major Sales nesse ano de 2016, é importante mostrar que a preocupação do serviço de saúde é no coletivo, ou seja, buscar sensibilizar toda população e mostrar os perigos e os riscos de saúde que se pode enfrentar com a detecção de focos e criadouros de mosquitos em nas residências.

• Início das atividades no dia 08 de janeiro de 2016 com a realização de Reunião de Planejamento com os Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, profissionais da ESF/NASF para juntos traçarmos o plano de trabalho para os dois primeiros meses do ano;
• As visitas e inspeções tiveram inicio no dia 11 de janeiro de 2016, com realização de mutirão casa à casa, com carro de som e orientações às famílias. Os mutirões com a equipe foram sendo realizados nas segunda e quinta-feira pela manhã. Nos outros dias, os agentes de endemias realizaram inspeções e tratamento dos reservatórios.
• Conclusão da cidade em 100% de inspeção no dia 11 de fevereiro de 2016, totalizando os seguintes dados:

Imóveis Visitados/Trabalhados
1.720
Fechados
13
Recusados
0

• Nos domicílios as principais orientações realizadas foram justamente sobre os cuidados com possíveis criadouros do mosquito:
1. Caixas d’água sem tampa de alvenaria;
2. Depósitos de água em muros e cozinhas aberto;
3. Pneus armazenados sem necessidade;
4. Garrafas, latas e copos a céu aberto;

• As medidas tomadas devem ser redobradas. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Major Sales e da Secretaria Municipal de Saúde é manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito em Major Sales, mas para isso precisa-se do apoio e participação do povo, os mutirões continuarão e as visitas dos profissionais de saúde serão intensificadas a cada ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.