terça-feira, 30 de junho de 2009

Iberê percorre reduto eleitoral em busca de apoios

Viabilizando sua candidatura Iberê visita alto oeste.




Quarto colocado na última pesquisa eleitoral, divulgada ontem, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), pré-candidato ao governo do Estado para as eleições de 2010, percorreu, nessa semana, alguns municípios da região Oeste do Estado. As cidades visitadas por ele fazem parte do reduto eleitoral da senadora Rosalba Ciarlini, que lidera a corrida pelo governo do Estado. O objetivo de Iberê é mostrar o trabalho do governo, do qual faz parte, e articular apoio com prefeitos e lideranças políticas para sua candidatura a governador.
Ontem, em Major Sales, ele representou a governadora Wilma de Faria (PSB) na inauguração de uma escola de inclusão digital, que fornecerá aulas de informática gratuitas para a população do município. Após a inauguração, o vice-governador se reuniu, em um almoço, com várias lideranças políticas da região, tratando de um assunto em que ele é mestre: a articulação.
A forte liderança da senadora democrata na região não intimida o vice-governador, que segue “conversando” com os gestores. Iberê pretende mostrar serviço à população e às lideranças políticas de cada município da região Oeste. Após o lançamento do consórcio intermunicipal de resíduos sólidos, que beneficia todas as regiões do Estado, o pré-candidato tem se dedicado a caminhar por cada região, para inaugurar obras, reunir-se com lideranças e firmar a viabilidade política que precisa para ser o candidato do governo.
Por enquanto, o resultado da “peregrinação” do vice-governador ainda não refletiu em resultados nas pesquisas de opinião pública. A última sondagem, encomendada pelo diretório nacional do DEM ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), aponta o vice-governador como o último colocado, com apenas 3% das intenções de voto.
O resultado da pesquisa aponta Rosalba como líder da corrida pelo governo, com 49%. O segundo colocado é o deputado estadual Robinson Faria (PMN), com 15%. Na terceira posição, empatado tecnicamente com Robinson, está o deputado federal João Maia (PR), com 12%. Foram ouvidas 1.700 pessoas, em todas as regiões do Estado.
De acordo com a governadora Wilma de Faria (PSB), o candidato a governador da base liderada por ela será quem tiver melhor posicionado nas pesquisas eleitorais, entre o peessedebista, o presidente da Assembléia e o republicano. Iberê nega que esse seja o critério de escolha. Segundo ele, o candidato será o que tiver maior viabilidade política. Por isso, enquanto João e Robinson se dedicam a popularização de seus nomes nas ruas, o vice-governador segue na busca por apoios políticos. Na mesma avaliação do instituto IPESPE foi avaliada a disputa senatorial que coloca a governadora Vilma como favorita a primeira vaga no Senado deixando Agripino e Garibaldi na briga pelo segundo lugar. Vejam os números Vilma 44% das intenções de votos, Garibaldi 35 % e Agripino 34% dos votos. A pesquisa foi divulgada pelo próprio Senador Agripino que inicialmente queria guardar a sete chaves mais findou vazando.