sexta-feira, 7 de maio de 2010

Junta Comercial aposenta papel

Até o final de junho, a Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) vai abolir o uso do papel e passar a trabalhar com a certificação digital.

O Programa Jucern Digital vai representar um ganho significativo em agilidade, já que com o novo sistema qualquer processo para abertura de empresa poderá ser concluído em menos de 24 horas e de qualquer lugar do mundo.


Além disso, o processo é mais seguro e também trará mais benefícios ambientais.

“A Junta Comercial do Rio Grande do Norte será a primeira do país a trabalhar nesse sistema que está entre os mais modernos do mundo. Seremos a mais avançada do Brasil.

Nenhuma outra Junta comercial digitalizou os seus serviços tão rápido quanto nós”, disse Ronaldo Rezende, presidente da Jucern.


Por se tratar de um sistema de última geração, o Governo do Estado está investindo cerca de 3 R$ milhões para a implantação do sistema digital.


Os recursos estão sendo aplicados na aquisição dos equipamentos (hardware) e do programa (software).


Nova sede


Até agosto desse ano a nova sede da Jucern será inaugurada, dando mais conforto e comodidade à população e aos servidores que terão instalações mais adequadas.


O prédio, em fase final de acabamento, está localizado ao lado da sede atual, na avenida Duque de Caxias, no bairro Ribeira, em Natal.

Nas obras, o Governo do Estado está investindo R$ 2 milhões, recursos próprios.


A nova sede tem quatro pavimentos, sendo térreo e três andares superiores. São 2.200 metros quadrados de área construída, com salas amplas, espaço totalmente climatizado, estrutura adaptada às normas de acessibilidade e auditório para 70 pessoas.


A construção da nova sede foi iniciada em 1989 com recursos federais e paralisada em 1992. Só no fim do ano passado a obra foi retomada e o Governo do Estado teve que refazer todo o projeto inicial que já estava ultrapassado e buscar um novo laudo técnico para recuperação.


“Como o prédio da sede atual é do Estado, a minha sugestão é que quando a nova sede for inaugurada, seja instalado aqui o Museu da Economia. Trata-se de um prédio secular onde já funcionou o Ministério da Fazendo e com toda a arquitetura preservada”, destacou Ronaldo Rezende.