quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Venha Ver realiza audiencia sobre vigilância Sanitária do Municipio.

Com o processo de descentralização das ações e serviços de saúde os municípios passaram a assumir responsabilidades também no âmbito da vigilância sanitária.

O município de Venha-Ver, através da Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo gestor Gledson Antonio Dias de Oliveira, realizará na próxima Sexta-feira, dia 22 de outubro de 2010, no horário das 9.00hs, na Câmara Municipal, uma reunião plenária, com as presenças do Promotor de Justiça  da Comarca de São Miguel, Dr. Glaucio Pinto Garcia   e o representante da Equipe Técnica da Vigilância Sanitária da VI URSAP, Antonio Lamark Vieira/ SUVISA/SESAP/VI URSAP.

 Nesta reunião serão debatidas as dificuldades encontradas e as principais a serem desenvolvidas pela VISA local.

 Logo após a habilitação em Gestão Plena da Atenção Básica pela Norma Operacional Básica/Sistema Único de Saúde (NOB/SUS)  foi  criada a Vigilância Sanitária Municipal, conseguindo progressivamente ampliar as ações e alcançando resultados importantes neste campo essencial para o controle de riscos à saúde da população.

O Prefeito Expedito Salviano relata que a  Vigilância em Saúde  está pautada nos princípios do SUS, em consonância com os sistemas nacionais de Vigilância Sanitária e Epidemiológica articulada com a área da Assistência, configurando-se como um conjunto de ações de Vigilância em Saúde e Assistência, visando a promoção, proteção,.

O Secretário de Saúde Gledson Dias  ressalta que a Vigilância de Saúde deve ser compreendida como ação contínua e sistemática no sentido de conhecer, detectar, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos , para a intervenção nos danos, nos riscos e nos determinantes sociais ambientais.