terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Luís Gomes está há 3 meses sem água



A Promotoria de Justiça do Município de Luis Gomes, através do Ministério Público, propôs uma ação civil, com pedido de urgência, devido à falta de abastecimento de água no município, pois faz 100 dias que os moradores não tem água e estão dependentes de caminhões-pipa para o seu abastecimento.

De acordo com o pedido, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte 

(Caern) e o município de Luís Gomes terão 10 dias para instalarem, em pontos estratégicos da cidade, os 10 novos reservatórios de águas adquiridos pela companhia e já entregues ao município.

Além disso, a companhia deverá, em seis meses, executar obras necessárias para solucionar definitivamente o problema, permitindo a retomada, de forma contínua e ininterrupta, do fornecimento de água tratada encanada nas torneiras das residências.

A ação civil foi feita a partir de levantamentos de inquéritos civis instaurados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Luís Gomes, para apurar se água distribuída pela Caern à população é potável, própria ao consumo humano, visto que os moradores estavam reclamando de sua qualidade.


Em outubro de 2011, o açude Lulu Pinto secou e a água deixou de ser abastecida pela Caern, fazendo com que população começasse a usar os carros-pipa patrocinados pelo Exército Brasileiro, pela companhia e Prefeitura de Luís Gomes.

O Ministério Público realizou audiência com a Caern, que foi esclarecido pela companhia que havia duas alternativas viáveis pela a solução do desabastecimento e que ambos os projetos estão prontos para execução, só estando pendente um remanejamento orçamentário, já que esta demanda não estava prevista para o planejamento orçamentário deste ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.