terça-feira, 13 de novembro de 2012

A mentira como método e como arma política tão imoral quanto eficaz

Há um forte movimento clamor da opinião pública que vise a moralização da classe politica. Mesmo diante de vários avanços como a lei da Inegibilidade e a Lei da Ficha Limpa, a população não sastifeita pede justiça por encontra-se cansado de politicos corruptos e desonestos.

A farsa montada no governo Leonardo Rêgo na tentativa de incriminar o ex-prefeito Nilton Figueiredo pelas obras do aterro sanitário tinha um tempo de duração. O prefeito Leonardo Rêgo tinha que retomar as obras do saneamento na cidadede Pau dos Ferros e esbararia no Aterro Sanitário "Estação de Tratamento" construida por Nilton.


...A estação de Tratamento de esgotos(ETC) foi erguida na saida de Pau dos Ferros para omunicipio de São Francisco do Oeste, sendo formada por três lagoas, uma anaeróbia, outra facultativa e a terceira de maturação...

Diante disso vários leitores perguntaram-me, cheios de justo espanto: “Então José Antonio, Por acaso eles não sabiam que a verdade acabaria aparecendo, que seria possível provar através de documentos que a obra foi concluída e entregue pela firma?”

Respondo: È claro que sabiam

É que estamos diante da aplicação de uma das teorias da comunicação, usada com desenvoltura por canalhas:
- espalhe a mentira:
- insista nela;
- faça com que ela pareça ter o mesmo peso da verdade;
- transforme tudo numa mera guerra de versões

Resultado: uma parte da opinião pública desiste do caso no meio do caminho e se conforma com a mentira. Para essa gente, não levar a mentira ao ar seria pior: todos ficariam expostos só à verdade. E a verdade não lhes interessa.

Há estudos a respeito da eficácia desse procedimento — estudos críticos, claro! Os que têm compromisso com a verdade usam esse saber para tentar desvendar as farsas oficiais. Os que não têm o fazem para construir farsas oficiais. Ademais, não lhes digo nenhuma novidade. A máxima atribuída a Goebbels, o ministro da propaganda do nazismo, fala por si: uma mentira repetida muitas vezes vira verdade. Antes tarde do que nunca, Leonardo que passou três ou quatro campanha falando do aterro sanitário agora reconheçe a sua utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.