O Deputado Jacó Jácome, por meio da Assembleia Legislativa do RN, realizou na manhã desta sexta-feira (29), sessão solene em Homenagem ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e Defesa Civil de Natal, pela operação de resgate do corpo do auxiliar de Kleberson do Nascimento, em Mãe Luzia.
Bombeiros e Defesa Civil trabalharam durante sete dias em uma ação envolvendo mais de 50 homens, vencendo os riscos de soterramentos, desabamentos e contaminação biológica. Kleberson do Nascimento faleceu enquanto tentava desobstruir um bueiro para passagem de água da chuva.
“A bravura e destreza desses heróis anônimos da sociedade deve ser reconhecida. Eles que superam as dificuldades estruturais, com esse espírito de coletividade, de altruísmo dando às pessoas a oportunidade de seguir construindo suas histórias, as protegem, ou simplesmente tentam devolver às famílias os corpos dos seus entes queridos, para que possam se despedir dignamente”, disse o propositor da audiência Jacó.
Jacó Jácome lembrou ainda das dificuldades que enfrentam as corporações. “O Rio Grande do Norte possui apenas 640 homens para atender todo o estado. O órgão possui somente seis unidades espalhadas no RN, sendo três delas em Natal. Com certeza algumas regiões potiguares são sacrificadas. Se houvesse uma ocorrência no município de Angicos, seria preciso deslocar efetivo das sedes de Natal ou Mossoró para lá e esse tempo de deslocamento faria a diferença entre a vida e a morte, entre o sucesso e a tragédia”, ressaltou o deputado. “A defesa civil também enfrenta dificuldades para o seu trabalho de cobertura na capital potiguar”, completou.
O secretário Adjunto de Defesa Civil, Pedro Celestino Dantas, falou sobre a função do órgão em Natal. “A defesa civil deve integrar todas as secretarias e instituições”. Já o Coronel Lourenço Meneses, diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, destacou a coragem dos homens da corporação. “Esses profissionais tem a visão institucional dos bombeiros que tendo uma vida em jogo podem salvar ou morrer”, afirmou.
O deputado Federal Jacó Jácome também participou da solenidade. “A iniciativa é oportuna, legitima e justa. Primeiro porque realmente os senhores e senhoras prestam um grande serviço a população e essa homenagem é antes de tudo um reconhecimento publico e serve também para mostrar os desafios e dificuldades que vocês tem pra desempenharem suas funções”, destacou Jácome.
O propositor da homenagem concliu falando sobre o Projeto de Lei que regulamenta o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio Grande do Norte, enviado para a Assembleia. “O projeto debatido revoga a Lei Estadual 4436, de 9 de dezembro de 1974, tendo como inovação o estabelecimento de medidas que há três décadas não estavam ainda disponibilizadas pela tecnologia de equipamentos preventivos contra incêndio. É um grande avanço para o Rio Grande do Norte, pois não era concebível se ter um código de prevenção tão antigo, que não atendia às necessidades atuais”, finalizou Jacó.
Fotos: João Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.