segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Em fórum global, Fátima defende políticas públicas continuadas para garantir que populações não fiquem desassistidas

Durante sua primeira participação no EvalPartners Global Forum, no Nepal, do qual faz parte a convite da ONU, a a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou, nesta segunda-feira (23), a importância de os países mudarem a cultura de políticas descontinuadas para que o cidadão não fique desatendido em momento algum. Neste primeiro dia do encontro, Fátima participou das discussões do grupo temático de criação de um ambiente favorável à implementação da Agenda Global de Avaliação, elaborada para garantir o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Um dos eixos da Agenda Global de Avaliação é o conceito de "no one left behind", que significa “ninguém é deixado para trás”. Esse conceito prevê que as políticas públicas sejam elaboradas de maneira inclusiva, equitativa e universal, garantindo igualdade de gênero em sua concepção.
Fátima destacou a importância de políticas de busca ativa, que forneçam aos gestores informações adequadas sobre o estágio de atendimento ao cidadão.

Na parte da noite, a partir das 18h45, horário local (11h, no Brasil), Fátima participou da cerimônia de entrega do prêmio inovações na área de avaliação de políticas e ainda da recepção oficial oferecida pelas autoridades nepalesas.

O II EvalPartners Global Forum está sendo realizado na capital do Nepal, Catmandu, de 22 a 25 de novembro. O evento tem como objetivo discutir, avaliar e monitorar a efetividade das políticas públicas dos países sob orientação da Agenda Global de Avaliação 2016-2020. Entre as áreas que serão estudadas estão: políticas de gênero; políticas da juventude; desenvolvimento sustentável; educação e cultura.

Fátima é a única parlamentar do Brasil no evento; da América do Sul, há apenas mais um deputado da Colômbia. A senadora vai integrar o Fórum Global de Parlamentares pela Avaliação do Desenvolvimento, que será formando durante o encontro, na próxima quarta-feira. Esse fórum, composto por mais de 60 parlamentares de todo o mundo, vai se reunir no Parlamento do Nepal. Um dos objetivos do grupo é avaliar o papel dos elaboradores de políticas públicas e as maneiras como parlamentares podem colaborar com o aprimoramento das políticas executadas em seus países.

O evento é organizado pela EvalPartners, pela Organização Internacional pela Cooperação em Avaliação (IOCE) e pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda durante o encontro, será lançada a sua terceira edição, a ser realizada na Finlândia, em 2016.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.