segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PRÓSTATA: Prefeitura de Antônio Martins promove semana de conscientização dentro da Campanha Novembro Azul

De 23 a 28 de novembro, a Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma semana voltada inteiramente à Saúde do homem, dentro da Campanha Novembro Azul, com participação de médicos e enfermeiros. As atividades transcorrerão no Centro de Saúde, anexo ao Hospital Maternidade Justino Ferreira.

Da vasta programação constam: palestras diariamente, atendimentos odontológicos, manhã e tarde, verificação da glicemia, pressão arterial, eletrocardiograma e testes rápidos de HIV e Sífilis, além de panfletagem, contendo informações sobre cuidados e prevenção, especialmente com relação ao câncer de próstata, uma das doenças mais atinge (e mata) homens no país.

Na ocasião, o médico estará encaminhando pedidos de exames de próstata, nos casos necessários, para fazer o controle e verificar a existência da doença.

“Como médico, primeiramente, e também prefeito, preocupado com a qualidade de vida da nossa população, conclamo os homens do nosso município a conhecerem melhor a doença e a prevenir-se contra ela”, ressaltou Dr. Zé Júlio.

O teste para detectar o câncer de próstata pode ser realizado de duas maneiras: pelo toque ou através de amostragem sanguínea, o chamado PSA, que requer alguns cuidados para que o exame não apresente alterações.

“O ideal é que, no dia do exame, a pessoa evite andar de motocicleta, bicicleta e cavalo, para que o resultado do teste seja preciso”, alertou o diretor do Centro de Saúde, enfermeiro Fernando Augusto de Mesquita.

Para a secretária municipal de Saúde, Clébia Fernandes, o importante é que “todos tenham noção a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

Antônio Martins é um dos poucos municípios de toda região que cumpre à risca com o que determina a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNSH).

A atual gestão tem dado ampla assistência à Saúde do homem, desenvolvendo ações focadas na prevenção e no tratamento de diversas enfermidades, inclusive o câncer de próstata.

Em Antônio Martins, todos os meses são realizados uma média de 100 exames de PSA, e cerca de 30 ultrassonografias de próstatas particulares, sem qualquer custo ao paciente.

Além disso, mensalmente são feitas cirurgias de próstata, hérnia, vasectomia e vesícula, dentre outras, bem como eletrocardiogramas, para verificação de problemas cardíacos, tudo com recursos próprios.

Embora não existam repasses federais ou estaduais destinados a tais procedimentos, a atual gestão dá total assistência aos pacientes em tratamento contra câncer ou HIV, inclusive com direito a acompanhante.

O município ainda fornece medicamentos de graça aos portadores de diabetes e hipertensão, e também tratamento de saúde bucal, próteses dentárias, fisioterapia, consultas psiquiátricas e terapia antitabagismo.

Independente de campanha nacional, em Antônio Martins, a Saúde funciona em sua plenitude, dando tratamento humanitário e dignidade aos seus habitantes que, dessa maneira, podem envelhecer com tranquilidade e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.