quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tuberculose é tema de ação municipal no São Benedito



Atenta ao bem-estar da população, a Secretaria de Saúde (SESAU) do município desenvolveu uma importante ação no bairro São Benedito, ontem, 27. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Pedro Diógenes Júnior realizou coletas junto a moradores para exames de diagnóstico de tuberculose.

Os profissionais estiveram nas ruas Carloto Távora e Donaciano Cavalcante coletando material a ser encaminhado ao laboratório do Estado, em Natal. O trabalho aconteceu em razão da incidência de novos casos da doença na área.

A tuberculose, que afeta principalmente os pulmões, tem transmissão direta (de indivíduo para indivíduo). Portanto, aglomerações representam um risco quando há pessoas acometidas pela enfermidade, pois o agente infeccioso pode ser transmitido através do falar, expirar ou tossir.

Os antibióticos são a base do tratamento, sendo 100% eficaz. No entanto, não pode haver abandono. “A cura leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo”, destacou a responsável pelo programa de tuberculose no município, Tarsila Lins.

Tarsila também participou da ação no São Benedito, a qual ainda contou com a presença do médico Dr. Osmany Hernandez, em um cuidado da gestão do prefeito Fabrício Torquato com a saúde dos cidadãos pau-ferrenses
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.