sexta-feira, 4 de março de 2016

Antônio Martins: Secretária de Saúde, Clébia Fernandes, descarta casos de microcefalia relacionados ao Zika Vírus no município.

Com o intuito de tranquilizar a população, especialmente às gestantes, a Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quarta-feira (02) que não existem notificações de microcefalia relacionadas ao Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, no município. "Sobre a realidade em nossa região, até o momento, temos confirmados, oficialmente, sete casos da doença, porém nenhum em Antônio Martins", esclareceu a titular da pasta.

Segundo a secretária, as ocorrências de microcefalia foram registradas em Lucrécia, Luiz Gomes, Pau dos Ferros, Umarizal, Encanto e Olho D’água do Borges.

Clébia Fernandes disse que o município vem tomando uma série de medidas preventivas, mas que a população precisa colaborar para combater o Aedes Aegypti.

Além do Zika Vírus, que está associado a microcefalia, responsável pela malformação do cérebro do bebê ainda na barriga, o mosquito transmite Dengue e Febre Chikungunya. Porém, o risco maior parece recair sobre as gestantes, cabendo a elas realizarem rigorosamente o pré-natal e tomar todas as precauções necessárias.

Os sinais do Zika Vírus são basicamente os mesmos da Dengue e Febre Chikungunya: dor de cabeça, febre, dores nas articulações, manchas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

A secretária disse que é preciso o engajamento de todos para Antônio Martins continuar livre de mais essa ameaça. Com atitudes simples é possível evitar focos do Aedes Aegypti. "Em casa, tampem tambores e caixas d’água, cubram pneus velhos, emborquem garrafas secas e mantenham limpos quintais e terrenos", recomendou.

O município realizou no último mês de janeiro um mutirão com a participação da equipe de enfermeiros, agentes de Saúde e de Endemias, e do pessoal da limpeza pública.

Na cidade, o atendimento é realizado no Centro de Saúde, no Hospital Maternidade Justino Ferreira; na zona rural, no Posto de Saúde do Viramundo/Gama e no Centro de Saúde da Vila Pintada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.