terça-feira, 15 de março de 2016

Jacó destaca projeto que defende direito ao parto humanizado

Deputado Estadual Jacó Jácome
Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (8), o deputado Jacó Jácome (PMN) falou sobre o projeto de lei de sua autoria que propõe assegurar às mulheres gestantes o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos de saúde do Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, o projeto já foi protocolado na Secretaria Legislativa da Assembleia para posterior discussão nas Comissões Técnicas da Casa.

“Apresentei à Casa um projeto de lei muito importante para a sociedade, sobretudo para as mulheres, garantindo o direito ao parto mais natural possível, com menor interferência médica”, disse Jacó Jácome.

A proposta do deputado defende, entre outras questões, a harmonização entre a segurança e bem estar da gestante, bem como ao bebê; a mínima interferência por parte do médico; a preferência pela utilização de métodos menos invasivos e mais naturais; e a oportunidade de escolha quanto aos métodos natais, desde que não coloquem em risco a saúde da gestante e da criança.

A matéria propõe ainda a elaboração de um plano individual do parto, no qual deve constar o estabelecimento onde será prestada a assistência pré-natal e a equipe responsável. “Ou seja, uma cartilha individualizada e específica para a mulher grávida, informando os passos que ela deve seguir. A elaboração desse plano deve ser precedida de avaliação médica”, destaca Jacó.

Ainda durante o pronunciamento, o parlamentar prestou uma homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira. Em aparte, os deputados Gustavo Fernandes (PMDB) e Getúlio Rêgo (DEM) felicitaram amigas e familiares pela data de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.