terça-feira, 15 de março de 2016

PIBID: Senadoras participam da primeira reunião do grupo de trabalho

As senadoras Fátima Bezerra e Gleisi Hoffmann, participaram, nesta terça-feira (08), da primeira reunião do grupo de trabalho destinado a analisar o fortalecimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A reunião, que contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e com representantes do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID, teve como principal objetivo debater o aprimoramento do programa e a edição do novo edital (2016-2017), previsto para ser lançado nos próximos meses.
 
O ministro da Educação ressaltou a importância do PIBID e reafirmou que o programa não terá cortes. “A responsabilidade pelas políticas públicas é nossa. Queremos redesenhar e reintegrar o PIBID com os demais programas do ministério, bem como democratizar o acesso ao programa. Ele não é apenas um projeto do estudante com a universidade, mas de toda a rede de ensino”, disse.

Segundo a senadora Fátima Bezerra, o aprimoramento do programa e a construção desse novo edital precisa ter a participação de todas entidades envolvidas no processo. “O diálogo e o consenso precisam prevalecer. A valorização do PIBID, a formação dos docentes e a melhorias dos índices educacionais do país passam por esse importante passo”, declarou.

No final da reunião, ficou decidido que o grupo analisará as propostas apresentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e enviarão até a próxima sexta-feira (11) suas contribuições. Na próxima quarta-feira (16), o grupo terá uma nova reunião, em Brasília.

Participaram da reunião a presidenta do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID, Alessandra Santos de Assis; o presidente da Capes, Arlindo Philippi; o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa; e os secretários Jesualdo Pereira Farias (Educação Superior), Manuel Palácios (Educação Básica) e Marcelo Feres (Educação Profissional e Tecnológica).

Também participaram da audiência, representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (CONSED).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.