segunda-feira, 14 de março de 2016

O MINISTERIO PÚBLICO DE PAU DOS FERROS FEZ UMA RECOMENDAÇÃO QUE JA VEM SENDO CUMPRIDA DESDE DE DEZEMBRO de 2015.

O Ministério Público por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Pau dos Ferros, abriu hoje um procedimento contra a prefeitura recomendando que o município um prazo de 60 dias para as medidas necessárias para garantir uma equipe de nutricionistas vinculados à entidade executora no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

É importante frisar, segundo a Secretária Aldacéia Oliveira que o Cardápio da Merenda Escolar foi redefinido, sob coordenação da nutricionista Gizeli Geicy e acompanhamento do Conselho de Alimentação Escolar - CAE , inclusive foi realizado Teste de Aceitabilidade da Merenda Escolar com os estudantes da rede pública municipal de Educação, dentro dos padrões instituídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e com critérios científicos na condução metodológica da pesquisa.

A professora enfatiza que houve uma mudança significativa no cardápio a partir dos que consonem a merenda: “Os estudantes e o olhar da nutricionista com vistas à garantia da qualidade nutricional necessária. Além de estarmos acompanhados do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, que tem funcionalidade, na medida em que acompanha as ações pertinentes à merenda escolar, desde a construção do cardápio até a prestação de contas dos recursos utilizados na merenda escolar (PNAE e recursos próprios) ”. Disse a Secretária Aldacéia Oliveira.

A secretaria Aldacéia Oliveira informa que a Secretaria de Educação está aberta a quem desejar informações sobre a merenda escolar ou outra questão. No que tange à merenda, afirma: “Todas as escolas e creches há o cardápio, há cartilhas com modos de preparo, cujo material foi utilizado, em fevereiro, em Seminário de Formação com todas as merendeiras, onde a nutricionista Gizely Geicy e coordenadora da merenda escolar Silvana debateram temas relevantes para a qualificação do trabalho das merendeiras nas instituições escolares”. Finalizou a Secretária Municipal de Educação Aldacéia Oliveira.

Na ação impetrada ontem, acreditamos que os dados e informações coletadas pelo ministério público estadual, estejam defasados e que a secretaria de Educação do município irá apresentar os dados atuais sobre a merenda escolar.

"A SEDUC realiza seminários, regularmente, com merendeiras, agricultores familiares, Conselho de Alimentação Escolar - CAE. O CAE acompanhou teste de aceitabilidade, acompanha prestação de contas dos recursos do PNAE, mudança de cardápio de merenda escolar. Garantimos participação e controle social" Disse a Secretária Municipal de Educação Aldacéia Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.