segunda-feira, 7 de março de 2016

EM POUCOS DIAS A FRENTE DA SECRETARIA DE SAÚDE, MONALISA TORQUATO DAR UM SHOW E REPÕE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS NAS UBS DO MUNICÍPIO.

As farmácias municipais de Pau dos Ferros estão passando por uma reposição de estoque, neste primeiro trimestre do ano. As 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) já receberam uma quantidade considerável de remédios para atender as demandas da população.

Todo esse trabalho de reabastecimento tem sido realizado mediante um investimento de, aproximadamente, R$ 67 mil. Dentre outros tipos, estão disponíveis medicamentos de grande procura, como antibióticos, anti-inflamatórios, antipiréticos (antifebris), antivermífugos e xaropes.

De acordo com a farmacêutica bioquímica Anassely Bessa, responsável por prestar assistência nas unidades, o município dispõe também de remédios para diabetes e hipertensão. Porém, a gestão tem orientado os pacientes com esses problemas a utilizarem o programa “Farmácia Popular”, do Governo Federal, uma vez que este é um importante parceiro nesse sentido.

O governo municipal ainda lembra que os psicotrópicos, os quais necessitam de controle especial, não estão disponíveis na Atenção Básica, mas podem ser encontrados na Unidade Municipal de Dispensação de Medicamentos (UMDM), no horário das 7h às 13h.

Outra observação é em relação ao uso medicamentoso. “Remédios não trazem só benefícios, trazem efeitos colaterais”, ressaltou Anassely, em uma proposta de alertar os cidadãos a um uso consciente e extinção das farmácias domiciliares. “Podem ser um risco à saúde”, disse a farmacêutica.

Manter as unidades com medicamentos básicos faz parte da política da administração do prefeito Fabrício Torquato, em garantir aos portadores de patologias crônicas um acesso farmacêutico mais efetivo por meio do atendimento contínuo.

Retirada de remédios

A dispensação de remédios nas farmácias municipais ocorre através da apresentação da receita médica. Já na UMDM, além da comprovação da prescrição do médico, é preciso o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.