sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Iberê recebe apoio dos 164 Sindicatos de Trabalhadores Rurais do RN

“Em defesa da continuidade do trabalho que está mudando para melhor a vida dos brasileiros e, em especial, dos trabalhadores rurais, decidimos apoiar as candidaturas de Dilma para presidente, de Iberê para governador, de Vilma e de Hugo Manso para o Senado, e de Manoel Cândido para a Assembleia Legislativa”. A declaração é do presidente da Contag, a maior confederação de trabalhadores da América Latina, Alberto Hercílio Broch. O presidente da Fetarn, Ambrósio Lins, também expressou o apoio da entidade, que reúne 164 sindicatos e tem 400 mil trabalhadores rurais filiados.



O apoio foi aprovado de forma unânime pelo Conselho da Fetarn, integrado pelos presidentes dos 164 sindicatos de trabalhadores rurais existentes no Rio Grande do Norte. A decisão foi ratificada quando o governador Iberê Ferreira, candidato à reeleição, juntamente com Hugo Manso (PT), participou de encontro com os dirigentes do movimento dos trabalhadores rurais, na manhã desta quinta-feira (12).


Na ocasião, Iberê recebeu uma pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais, envolvendo áreas como Habitação Rural, Saúde, Educação e Segurança Pública. O governador-candidato encampou as propostas, que passarão a fazer parte do seu plano de governo, até porque muitas são coincidentes com compromissos já firmados e anunciados. Pediu também licença para incorporar as propostas ao seu discurso de candidato. “Faço isso para mostrar ao Rio Grande do Norte que tenho compromisso com os trabalhadores rurais e com Agricultura Familiar”, declarou Iberê.


Iberê renovou, então, compromissos para, no futuro governo, promover melhorias na Educação, na Saúde, na área da Segurança e também na Habitação no meio rural. Falou de sua prioridade para a qualificação dos jovens e do combate à violência. “Estamos cuidando da polícia, mas só se diminui a violência com políticas públicas que deem dignidade ao homem do campo e crie oportunidades para os jovens. E eu resumo em uma só palavra o meu compromisso com o homem do campo: dignidade”.


No encontro, Alberto Broch reiterou que a Contag tomou a decisão política de “escolher o melhor projeto para o Rio Grande do Norte que é Iberê Ferreira”. O diretor-tesoureiro licenciado da Fetarn, e candidato a deputado estadual por decisão do movimento dos trabalhadores rurais, Manoel Cândido, também expressou o seu apoio e reafirmou a parceria: “O apoiamos porque acreditamos na sua pessoa e no seu governo e sabemos do seu compromisso com os trabalhadores rurais”, declarou.


DEPOIMENTOS

Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag)

"Iberê eleito governador no Rio Grande do Norte significa que o projeto de transformações, implantado no País pelo presidente Lula e no Rio Grande do Norte com o apoio da governadora Vilma, terá continuidade porque vem dando certo. Iberê representa um grande projeto político que é o projeto do presidente Lula, da futura presidente Dilma. Trata-se de uma aliança popular que está no rumo certo para continuar melhorando a vida dos trabalhadores rurais", comentou.



Manoel Cândido, diretor licenciado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) e candidato a deputado estadual pelo PT

"Iberê é um cidadão respeitado e profundo conhecedor de todos os problemas do Rio Grande do Norte. Como parlamentar, secretário, vice-governador e agora governador sempre deu atenção às questões envolvendo o homem do campo. Ele tem o perfil para ser um dos melhores governadores da história do Rio Grande do Norte. Além disso, é do PSB, partido que faz parte, desde o início, da base de apoio ao governo do presidente Lula e que sempre defendeu políticas públicas voltadas para a melhoria da vida do trabalhador rural", declarou.