sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Santuário de Santa Rita de Cássia já atrai sete mil visitantes por semana


 
O Santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Santa Cruz, em junho passado, está impulsionando a economia da região e atraindo milhares de fiéis de várias partes do Rio Grande do Norte e do Nordeste. O Complexo já está recebendo sete mil visitantes por semana, em média, e redimensionando o desenvolvimento de Santa Cruz e municípios vizinhos, assim como fomentando o turismo religioso potiguar.



Maior estátua cristã das Américas e maior imagem católica do mundo, a estátua de Santa Rita de Cássia, que mede 56 metros de altura e desponta no horizonte da região Trairi, tem atraído também turistas de outros países - como italianos, americanos, espanhóis e portugueses, o que pode ser constatado pelo livro de assinaturas existente no santuário.

 

Em um só dia, como, por exemplo no último domingo (22), por ocasião da celebração da Cora de Santa Rita, o santuário recebeu milhares de fiéis que chegaram a Santa Cruz em mais de 100 ônibus e grande número de veículos pequenos vindos de várias partes da região. "A presença de visitantes está muito melhor do que prevíamos", conta o padre Aerton Sales da Cunha, reitor do Santuário.


 
O Complexo de Santa Rita de Cássia fomenta o desenvolvimento do turismo religioso no Estado. A grande estrutura de cimento armado e aço escovado, e todo o complexo religioso no seu entorno, representou investimentos da ordem de R$ 6 milhões - recursos do Governo do Estado, prefeitura de Santa Cruz e governo federal. A estrutura do Santuário conta com praça de eventos, capela, estacionamento para três mil veículos, acessos e iluminação.


 
"Participamos efetivamente de todo o processo de construção do Santuário e da estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz. Sabíamos da importância de uma obra religiosa dessa dimensão. O Santuário está mudando a realidade de Santa Cruz e ajudando os municípios vizinhos a se desenvolverem", afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.


 
Para atender a crescente demanda por serviços gerada pelo grande número de visitantes, os vários segmentos da economia de Santa Cruz começam a se organizar. Isso está ocorrendo com taxistas, comerciantes, vendedores ambulantes, mototaxistas, vendedores ambulantes e proprietários de restaurantes. "Essa nova dinâmica econômica já está gerando centenas de empregos em Santa Cruz", acrescenta padre Aerton Sales.

 

A permanente ação religiosa no Santuário de Santa Rita de Cássia tem à frente os padres Aerton Sales e Valtair Lira Lucas (pároco de Santa Cruz).