sexta-feira, 22 de junho de 2012

DEM oficializa apoio a pré-candidato do PT à Prefeitura de São Luís (MA)

Em política, tudo pode acontecer


O DEM oficializou o apoio ao pré-candidato do PT à Prefeitura de São Luís (MA), o vice-governador Washington Luiz de Oliveira. 

Para firmar a aliança, os democratas maranhenses tiveram de submetê-la à aprovação de uma comissão executiva nacional. Isso porque uma resolução do partido, de abril deste ano, proíbe o DEM de se aliar ao PT e ao PSD em municípios com mais de 200 mil habitantes e com repetidora de TV. 

"No Maranhão, o DEM e o PT pertencem ao mesmo grupo político, desde a eleição da governadora Roseana [Sarney, do PMDB]. Nunca tivemos afinidade nenhuma com o PSDB", disse o presidente do diretório municipal dos democratas e secretário estadual de Minas e Energia, Ricardo Guterres. 

O PSDB terá como candidato à reeleição o atual prefeito João Castelo. 

Nas últimas eleições para prefeito, em 2008, o DEM teve candidato próprio no primeiro turno --o hoje deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD)-- e não apoiou oficialmente nenhum candidato no segundo turno, de acordo com Guterres. 

No início desta semana, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), disse à Folha que, se a aliança se efetivasse, seria em apoio ao projeto de Roseana, e não ao PT. A aliança foi selada ontem. 

Segundo José Agripino, o caso de São Luís deverá ser a única "exceção" entre as capitais do país nas eleições municipais deste ano. 

Além de Guterres, que integra o governo estadual, o DEM comanda a Secretaria Estadual da Casa Civil, com Luis Fernando Silva. 

"A nacional do DEM entendeu nossa situação política", disse Guterres. "As negociações [com a executiva nacional para costurar a aliança] tiveram participação da própria Roseana." 

O presidente do diretório municipal do PT, Fernando Silva, espera a convenção do partido, no próximo dia 28, para anunciar todos os partidos que estarão na coligação. No começo da semana, ele adiantou que há grandes chances de o vice na chapa ser do PMDB, do PV ou do PTB. 

Hoje, com a aliança oficializada, Guterres disse que "não está descartado o próprio DEM indicar o vice". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.