quarta-feira, 31 de julho de 2013

PLANO DE MOBILIZAÇÃO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AS HEPATITES VIRAIS 2013

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

OBJETIVO GERAL: Mobilizar a população venhaveense quanto ao conhecimento das hepatites virais e ampliar a cobertura vacinal para hepatite B no município.
Período das Ações: 29 de julho a 02 de agosto de 2013.

Dia 29 de Julho de 2013 (Segunda-feira):
Entrevista a rádio FM 105,9, de Venha-Ver/RN, no horário das 12.00hs, divulgando sobre o que é a doença e as formas de prevenção. Participação: Sr.Gledson Antonio Dias de Oliveira (Secretário Municipal de Saúde) e a Enfermeira Josefa Caliane Gonçalves.

Dia 30 de Julho de 2013 (Terça-feira):
Orientação e atualização do calendário de vacina dos profissionais da Saúde, na Unidade Mista de Saúde Maria Leodona Pessoa Fernandes;
Orientação e atualização dos cartões de vacinas nos seguintes locais: Delegacia, Secretaria Municipal de Obras (Garis), salões de manicure e pedicure, na perspectiva de repassar informes preventivos e imunizar os profissionais;

Distribuição de preservativos.
Responsáveis pela ação: Enfermeiras Josefa Caliane Gonçalves e Dayse de Medeiros Terêncio.

Dia 31 de Julho de 2013 (Quarta-feira):
Palestra com o tema: “Educando e Prevenindo a Hepatite” na Escola Municipal Pedro Trajano Torres, na zona urbana do município de Venha-Ver/RN, no horário das 15.00hs. Esta ação, inserida no Programa Saúde na Escola, tem como objetivo levar o conhecimento a população sobre o que é HEPATITE B, com vistas a promoção e prevenção e saúde.

Distribuição de preservativos e orientação.
Responsável pela Ação: Enfermeiros Túlio Carolino e Thiago Costa Figueiredo.

Dia 01 de Agosto de 2013. (Quinta-feira):
Palestra com as gestantes, na Unidade Básica de Saúde, no horário das 8.00hs. Em seguida, será realizada a atualização do calendário de vacinas das participantes.
Distribuição de preservativos e orientação.
Responsável pela Ação: Enfermeiras Dayse de Medeiros Terêncio e Josefa Caliane Gonçalves.


Dia 02 de Agosto de 2013 (Sexta-feira):
Dia “D” de vacinação contra as Hepatites Virais. Mobilização. Distribuição de Preservativos e Orientações.
Responsável pela Ação: Enfermeiros da ESF, Agentes Comunitários da Saúde – ACS, e Vigilância Sanitária.

Gledson Antonio Dias de Oliveira.
Secretário de Saúde do Venha-Ver/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.