domingo, 31 de janeiro de 2016

FPM: repasses de janeiro sofrem perdas de 20,15% em relação e perspectiva é de queda

O município de Antônio Martins recebeu nesta sexta-feira, 29 de janeiro, o último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês, sendo que somados os valores das três parcelas, houve uma queda nominal de 12,71% e uma queda real de 20,15% que, acrescida de 10,68%, relativo a inflação acumulada dos últimos 12 meses, eleva as perdas ao patamar de 30,83%.

“Estamos fazendo o impossível para tentar cumprir com nossas obrigações, com folha de pagamento e junto aos fornecedores e prestadores de serviços, mas não tem sido fácil”, destacou o prefeito Dr. Zé Júlio.

A queda nominal do FPM é extremamente prejudicial, pois reduz efetivamente o valor repassado aos municípios, uma vez que apenas as prefeituras têm o ônus de lidar com a inflação.

Historicamente, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro costumavam ser de recuperação do Fundo, mas as estimativas para este ano é que os repasse continuem caindo. Com a persistência da crise, as receitas deverão persistir em queda, o que sacrificará muito o equilíbrio das finanças e da administração, que necessitará continuar cortando gastos para manter os serviços essenciais e o pagamento junto aos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.